por Rafael Gonzaga

Você estava tremendo em casa, nós sabemos. Se até o Eddie Redmayne, um dos concorrentes ao Oscar de Melhor Ator 2016, já havia mandado a letra dizendo que esse era, finalmente, o ano de Leonardo DiCaprio, quem mais no mundo poderia discordar? Pois bem, depois de ser indicado e perder o prêmio máximo do cinema norte-americano quatro vezes, na noite deste domingo (28) a estatueta finalmente foi parar nas mãos de DiCaprio. A expectativa e a confirmação da vitória do ator, que levou o prêmio de Melhor Ator pela atuação em O Regresso, quase explodiu a internet. O ocorrido gerou 440 mil tweets por minuto, destronando o recorde anterior da inesquecível selfie estrelada de Ellen DeGeneres na cerimônia de 2014, que na época registrou 255 mil tweets por minuto.

A primeira vez que o ator de 41 anos (sim, é isso mesmo) esteve entre os indicados ao Oscar foi em 1994, quando ele tinha apenas 20 anos.  Na ocasião, ele concorreu na categoria de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel no filme Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador. Perdeu para Tommy Lee Jones. Mais de dez anos depois, eis que o nome dele surgiu entre a lista de atores indicados ao prêmio de Melhor Ator, dessa vez pela atuação em O Aviador, de 2005. Mas Leo também não levou: a estatueta foi  para Jamie Foxx. Não demorou muito para o ator voltar a ser considerado pela Academia: em 2007, veio outra indicação de Melhor Ator, pelo longa Diamante de Sangue. Como sabemos, o troféu na ocasião foi para Forest Whitaker. Por fim, a última vez que DiCaprio esteve entre os indicado não faz tanto tempo: em 2014, o ator foi nomeado ao prêmio de Melhor Ator pelo desempenho em O Lobo de Wall Street. Não levou de novo, graças ao ator Matthew McConaughey.

Pois bem: o dia de glória chegou para Leonardo DiCaprio e para o mundo dos memes da internet. Para comemorar essa valiosa lição de que quem espera sempre alcança, selecionamos alguns gifs do Leonardo DiCaprio se dando conta passo a passo da vitória para nos inspirarmos quando chegar nossa vez de buscar a estatueta. Confere só:

1. Primeiro rola aquele choque e o Leo pensa “espera, dessa vez falaram o meu nome mesmo?”


2. Mas por dentro ele já está dançando como se ninguém estivesse olhando


3. E rola imediatamente aquela comemoração espontânea com os amigos de longa data


4. Não sem antes tirar um tempinho para gargalhar de felicidade


5. Ou de mandar uma dedicatória especial para os haters


6. Mas aí Leo lembra que deveria ter preparado um discurso para caso rolasse de ganhar mesmo


7. HORA DE SE CONCENTRAR PARA SUBIR AO PALCO


8. A caminhada até o microfone é longa e Leo lembra de todos os percalços até chegar ali


9. Mas, no palco, dá tudo certo e o ator brinda o mundo com emoção e palavras bonitas


10. TODO MUNDO APLAUDINDO


11. Afinal de contas, estão todos contentes por Leo não morrer na praia mais uma vez


12. Então, já com a estatueta, é hora de relaxar com os amigos


13. E comemorar bastante! Você merece, Leo – e que venha o próximo Oscar!