por Marcos Candido

É muito provável que a evolução biológica entre os seres humanos no Leste Europeu esteja em um nível mais avançado do que o resto do mundo. Isso, porque eles parecem não sentir o medo de altura que todos nós mortais ocidentais temos dentro de nós. Possíveis provas disso são ucranianos e russos que, em vídeos publicados no YouTube, se divertem escalando – de forma ilegal – prédios, pontes e monumentos a vários metros de altura. Não tentem isso em casa. Ou no telhado do seu vizinho.

1. Ponte Moscou, em Kiev (Ucrânia)
O canal on the roofs é comandado por dois russos que viajam pelo mundo para escalar prédios e monumentos, filmar tudo e fazer você tremer na base. Ambos não utilizam equipamento de segurança, pois é assim que as coisas funcionam na Rússia.

+ 8 snaps que você já deve ter recebido no Snapchat

2. Two Spires, em Xangai (China)
330 metros de altura é muito, muito alto. Para se ter noção, a estátua mais alta do planeta, o Buda do Templo da Primavera, na Índia, tem 128 metros de altura e, de lá de cima, as pessoas já parecem formigas no chão. Em Two Spires, a altura é praticamente 2,6 vezes da estátua indiana.

+ 5 aplicativos que toda pessoa antissocial deveria conhecer

3. Shenzhen Centre, Xangai (China)
Esse talvez seja o vídeo mais intenso. Os russos entraram no Shenzhen, um prédio comercial, ainda em construção, com 660 metros de altura. E essa aventura toda com uma forte ventania, neblina e muito nervosismo de quem assiste.

4. Cristo Redentor, Rio de Janeiro (Brasil)
O on the roofs lançou nesta semana um vídeo em que anuncia uma excursão de escaladas pela América do Sul. O primeiro local escolhido foi nosso maravilhoso Cristo Redentor, no Rio. Parece uma boa escolha, já que a estátua tem 38 metros de altura, mais oito metros do pedestal e outros 709 metros de altitude do Corcovado. Como de praxe, eles se esconderam até todos os turistas irem embora e subiram na nossa oitava maravilha do mundo.

+ 4 tatuagens que restauraram nossa fé na humanidade em 2015

5. Prédios de Dubai (Emirados Árabes Unidos)
Essa é uma outra compilação mostrando o visual de alguns prédios de Dubai. A cidade conta com o Burj Khalifa, o arranha-céu mais alto do mundo, com 828 metros de altura (!!!) e o Princess Tower, com “só” 410 metros. O que acontece quando você tem uma cidade com lugares tão altos assim? Sim, russos vão até lá para escalar. Se liga.

6. Ucranianos fazendo coisas de ucranianos na Ucrânia
Para terminar, uma compilação de ucranianos subindo em pontes, tentando pegar sinal de celular, se equilibrando de cueca em corrimãos, andando de skate na beira de telhados e outras imprudências nas alturas.