por Rafael Gonzaga

A gente sabe que você já está ligado nas festas do Heineken Up On The Roof. Nós já falamos por aqui sobre a série de festas que é aguardada pelo pessoal antenado, mas para quem andou dormindo no ponto, a gente dá uma recapitulada: o Heineken Up on the Roof é uma série de festas disputadíssimas que já rolam em São Paulo há dois anos e sempre acontecem no alto de algum edifício icônico. Neste ano, o rolê começou no fim de semana do dia 16 de janeiro e termina a temporada já neste fim de semana do dia 28. Para quem não conseguiu uma vaguinha nas festas desta edição, não precisa esperar até 2017 para se divertir: a própria organização do Heineken Up On The Roof, em parceria com a produtora de conteúdo APraça Press, resolveu criar um zine mostrando de forma bem didática onde estão os melhores lugares do centro de São Paulo que podem ser visitados a pé em qualquer momento do ano.

A gente sabe que achar os melhores lugares de uma cidade como São Paulo nem sempre é uma tarefa fácil – até porque nem sempre os melhores lugares são os mais conhecidos. A publicação conta com um mapa que indica espaços culturais e marcos arquitetônicos do centro paulistano e, além do mapa, o zine conta um pouquinho da história do Heineken Up On The Roof desde sua primeira edição, realizada em 2014 no edifício Planalto, e também traz textos da poetisa Ryane Leão e do arquiteto Guto Requena. “O zine revela pequenos tesouros de São Paulo em um mapa que convida as pessoas a explorarem o entorno do Heineken Up On The Roof. É um convite para descobrir ou revisitar espaços cheios de história e cultura”, conta Renata Silva, gerente da marca Heineken.

Pedaço zine, com as indicações de programas no Centro de São Paulo. (Foto: Reprodução)

Pedaço do zine, com as indicações de programas no Centro de São Paulo. (Foto: Reprodução)

As responsáveis pelo zine foram Gabs Leal e Lari Molina. As duas afirmam que  tiveram como ponto de partida o tema da edição 2016 do Heineken Up On The Roof, “I (Heart) São Paulo”, para criaram um conteúdo dedicado àqueles que decidiram abraçar a cidade. Os locais são divididos em sete categorias: compartilhar, emocionar, descobrir, experimentar, ocupar, redescobrir, e parar e olhar. Entre os espaços indicados no mapa estão espaços de arte como o Pivô e a Phosphorus, museus como o CCBB e a Pinacoteca, além de obras de arte pública de artistas como Tec, Speto e Mona Caron. O zine está sendo distribuído gratuitamente para frequentadores do Heineken Up On The Roof, mas também está disponível clicando aqui.