por Clara Novais

Em uma mistura de ficção com realidade, o longa A Vizinhança do Tigre conta a história de cinco jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem, em Minas Gerais. O diretor Affonso Uchôa passou cinco anos acompanhando e registando a vida dos amigos Juninho (Aristides de Souza), Eldo (Eldo Rodrigues in memoriam), Adilson (Adilson Cordeiro), Menor (Maurício Chagas) e Neguinho (Wederson Patrício). No filme, até os acontecimentos encenados são baseados na própria vida dos garotos, da violência que enfrentam aos sonhos que querem alcançar.

Tudo Que Aprendemos Juntos: equipe fala sobre as ocupações das escolas de São Paulo

Diferentemente de filmes produzidos com um olhar de classe média assustada, como Cidade de Deus, que mostra uma favela estereotipada, A Vizinhança do Tigre se propõe a mostrar uma visão de dentro da periferia. Por isso, a participação dos atores/personagens foi essencial na execução do longa, mesmo o próprio diretor tendo morado do bairro Nacional. Assim, até o nada-para-fazer ganha destaque no enredo.

“Eu fiz faculdade, o que me tornou praticamente um estrangeiro no meu bairro. Meus amigos e colegas de turma se tornaram serventes de pedreiro, balconistas de lojas de ferragem, traficantes de droga ou jovens presidiários. Alguns morreram” explica Uchôa.  “Comecei a fazer filmes e nossas vidas se distanciaram. Senti uma cisão enorme entre o bairro em que fui criado, seus valores, figuras e regras e o mundo do cinema” completou.

Por se incomodar com a forma que o cinema nacional representa pessoas com histórias semelhantes a de seus vizinhos, Affonso Uchôa decidiu produzir seu próprio filme sobre o assunto. “Fizemos do filme uma ilha de silenciosa resistência ao curso normal do mundo, em que experimentamos a criatividade, o companheirismo, a autonomia e um cinema mais pobre e humano, em que cada imagem tem o valor de uma cicatriz”, defende o diretor.

Assista ao trailer:

A Vizinhança do Tigre – TrailerO trailer d’A Vizinhança do Tigre está no ar! Estreia nacional nos cinemas em fevereiro de 2016.

Posted by A Vizinhança do Tigre on Wednesday, 17 February 2016

 


Após vencer os prêmios Itamaraty de Melhor Filme pelo Júri da Crítica e pelo Júri Jovem da 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes e de Melhor Longa­metragem no 5º Cachoeiradoc, na Bahia, e no 18º forumdoc.BHA Vizinhança do Tigre estreia nesta quinta-feira (25) em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e Porto Alegre. No dia 3 de março, é a vez de Vitória, Fortaleza e São Luís receberem o filme e, em 10 de março, Curitiba. Em Belo Horizonte, ele está em cartaz desde a semana passada.

A Vizinhança do Tigre pelo Brasil! Após estrear em BH, o filme segue em cartaz pelo país. Não deixe de conferir na sua cidade! Confira datas e salas:

Posted by A Vizinhança do Tigre on Sunday, 21 February 2016