por Clara Novais

Em inglês existe até um termo para caracterizar os olhos que muitas pessoas chamam de asiáticos – mesmo não sendo algo exclusivo dessa região – : “monolid”. O termo vem da expressão “mono eyelid”, que significa “pálpebra única”, sem aquela ruguinha que divide a área acima dos olhos em duas.

+ Mary Kay: Em nome do rosa

Apesar de os olhos puxadinhos serem um charme, muitas pessoas têm dificuldade na hora de se maquiar com as técnicas usuais. Já que, depois de passar um tempão caprichando na sombra e no delineador, ao abrir os olhos, quem tem “monolids” acaba parecendo estar sem nenhuma maquiagem.

Foto: autostraddle.com

Foto: autostraddle.com

O problema é tão comum que essa garota indonésia, sem nome divulgado, criou um blog chamado Working With Monolids (Trabalhando Com Monolids, em português). No Instagram dela, você encontra diversos truques de maquiagem para quem tem os olhos puxados, mostrando que quem tem “monolids” pode, sim, fazer uma make deslumbrante.

+ Essa tatuagem temporária te ajuda a ter sardas falsas que parecem naturais

O truque mais popular é o que ela chama de “floating eyeliner” (“delineador flutuante”, em português), já que essa costuma ser a maior dificuldade na hora de maquiar os olhos. Normalmente, quem quer usar olhos de gatinho, acaba passando muito delineador para que o traço apareça com os olhos abertos. O “floating eyeliner” fica bonito até de olhos fechados:


“O truque é só você manter seus olhos abertos e desenhar o delineador flutuando como se sua linha do seu olho fosse na mesma altura que sua linha do cílios de olhos abertos”, escreveu a blogueira em um post no Reddit. Ela afirma que, assim, diminuiu em 80% o uso de delineador. Essa versão com glitter também ficou linda:


Além da técnica do delineador, o Working With Monolids também tem várias fotos de sombras criativas para você usar em seus olhos puxadinhos. Agora é só seguir o Instagram da blogueira e receber inspirações supercriativas no seu feed de fotos da rede social.