por Felipe Cotrim

Um dos grandes problemas de se fumar maconha é que é muito difícil esconder dos outros que você fumou maconha. A pessoa fica meio avoada, rindo de qualquer coisa, abrindo a geladeira procurando comida, tomando muita água, e com os olhos vermelhos como uma pimenta malagueta. Ainda que o maconheiro esconda todas as palas anteriores, é muito difícil disfarçar os olhos vermelhos — a não ser que a pessoa use um óculos escuros, mas se for em um ambiente fechado, dá mais na cara ainda.

Mas por que a erva deixa os olhos vermelhos? Isso acontece porque a maconha é conhecida por diminuir a pressão arterial e dilatar os vasos sanguíneos. Este efeito ocorre quando o Tetraidrocanabinol (THC), a substância da cannabis responsável pelo barato, entra na corrente sanguínea. A vermelhidão nos olhos pode durar até 4 horas depois que se fuma um baseado, de acordo com a Academia Americana de Oftamologia.

Mas não apenas o THC é o responsável pelos olhos vermelhos, há uma chance mínima de algumas pessoas serem alérgicas à cannabis, como provou um estudo de 2015

Uma das formas de se resolver este problema é pingando colírios ou lubrificantes que são encontrados em qualquer farmácia. Mas não exagere na dose, pingar demais pode irritar o olho e deixá-lo mais vermelho ainda.

Foto: Ronira Fruhstuck
Ficar de óculos escuros em alguns casos só piora sua situação. (Foto: Ronira Fruhstuck)