por Felipe Cotrim

Geralmente quem fuma maconha dá alguns pegas em um baseado, fica chapado e depois passa ou apaga. Porém, assim como acontece com o álcool, o corpo começa a adquirir uma certa resistência com a erva e chega num ponto que é preciso fumar um baseado inteiro para fazer a cabeça como antigamente. Você já fumou maconha e pensou que não dá pra ficar mais chapado do que você está?

Isso acontece, porque diferente do álcool, que quanto mais se bebe, mais bêbado se fica, não adianta fumar maconha sem parar, que depois de um certo ponto, você não ficará mais chapado. O fator principal que mostra que você não ficará mais chapado são os receptores canabinóides do cérebro. Esses receptores possuem um limite de quanto THC (substância da cannabis responsável pela brisa) eles conseguem reter. Então, naturalmente, se você fumar bong atrás de bong, baseado atrás de baseado, seu estoque de canabinóides ficará cheio rapidamente.

Chapado

Entenda o motivo de os olhos ficarem vermelhos depois que se fuma um baseado

Por isso, se você é um usuário frequente, é provável que já exista alguns canbinóides acumulados em seu cérebro, mesmo antes de começar a fumar. Este é o efeito cumulativo da maconha no cérebro. O THC demora muito mais do que o álcool para sair do corpo. Normalmente o THC começa a se dissipar do sangue e dos receptores do cérebro cerca de 6 horas após o uso, mas a taxa de dissipação é baixa. Não é como se você conseguisse ter o cérebro cheio de THC para sempre — mesmo que isso fosse muito bom — mas se você é um usuário frequente, seu cérebro com certeza ainda possui resquícios de THC.

Saiba por quanto tempo a maconha permanece em seu corpo

Não há como saber se você atingiu o limite da chapação, mas se você fumar mais um baseado e perceber que não ficou mais brisado que antes, isto pode ser um sinal. É comum ver pessoas que continuam fumando sem parar mesmo depois de terem passado deste ponto, elas provavelmente sentirão um desconforto a cada tragada depois de um tempo.

É provável que quem não está acostumado a fumar maconha possa continuar a ficar cada vez mais chapado durante a noite toda, pois seu cérebro conseguirá reter mais THC. É importante conhecer o próprio corpo e perceber os limites de cada um, se você começar a sentir um desconforto enquanto está fumando, quer dizer que você está chegando num limite. Mas não se preocupe, apesar de existirem muitos relatos de pessoas que passaram maus bocados por terem exagerado no consumo da erva, nunca na história do mundo, houve sequer um caso de morte por consumo de cannabis.

Não se preocupe, você não vai ficar burro se fumar maconha