por Felipe Germano

Nos anos 90, quando os super-heróis estavam começando a se firmar nos cinemas, Hollywood estava sem limites. Tão sem limites que a Warner começou a produzir um filme do Superman, dirigido pelo Tim Burton e protagonizado por Nicolas Cage.

O filme, intitulado Superman Lives, começou a ser produzido em 1996 com previsão de lançamento para 1998, mas  foi cancelado antes de chegar aos cinemas. Ao longo dos anos, os envolvidos no projeto começaram a soltar informações sobre o longa. O cenário era de caos: Nicolas Cage com cabelo no ombro, uniformes ridículos e uma narrativa que fugia completamente dos quadrinhos -alguns rumores apontam que o Super Homem não teria o poder de voar. A cada nova imagem de bastidor lançada, o chororô aumentava.

Acontece que quase 20 anos depois, o filme ainda faz a cabeça dos fãs. Foi pensando nisso que o cineasta Jon Schnepp resolveu fazer o documentário The Death of Superman Lives: What Happened?. Financiado pelo Kickstarter, o filme promete explicar porque nunca vimos Nick Cage encarnando Clark Kent e, principalmente, o que de fato era aquele filme. Para isso, Schnepp conversou com Kevin Smith, roteirista do filme, Collen Atwood, figurinista, e até com o próprio Burton, mesclando entrevistas com imagens e vídeos de arquivo.

Com estreia marcada para primeiro de maio, nos EUA, o último trailer do doc foi divulgado e nele aparecem filmagens dos possíveis uniformes usados no filme (alguns tem luzinhas). Em uma das cenas, Silvayn Desptretz, um dos idealizadores de como a arte do filme seria afirma “Qualquer um que pensa que eu estou insultando o Superman deles, vou te falar uma coisa: ele não é seu”.
Você confere a prévia aqui: