por Rafael Gonzaga

Durante muito tempo, métodos completamente agressivos foram usados no tratamento de pacientes psiquiátricos. O que não quer dizer que isso não incomodava ninguém. A talentosa atriz Gloria Pires divulgou em seu próprio perfil do Facebook o emocionante trailer do filme Nise – O Coração da Loucura, longa que retrata a vida e a luta da médica psiquiatra Nise da Silveira, nascida em 1905. Revoltada com a agressividade e o confinamento de pacientes de hospitais psiquiátricos comuns em sua época, Nise acabou revolucionando a área, inserindo práticas mais humanizadas e incentivando a liberdade criativa dos seus pacientes. O filme mostra que, após a médica se recusar a empregar o eletrochoque e a lobotomia no tratamento dos esquizofrênicos, acaba isolada pelos médicos e assume o abandonado Setor de Terapia Ocupacional – e é lá onde ela dá início a uma revolução regida por amor e pela arte. A médica faleceu em 1999, mas a frase que abre o trailer, “eu não acredito em cura pela violência”, continua sendo símbolo de sua luta.

O filme é dirigido por Roberto Berliner, o mesmo do documentário A Pessoa É Para o que Nasce, que mostra a trajetória de três irmãs cegas e seu envolvimento com áreas como a música. Dessa vez, o diretor optou por trazer à tona o debate ainda bastante atual sobre as condições precária às quais são submetidos os pacientes em instituições que lidam com o tratamento da saúde mental. Nise – O Coração da Loucura foi exibido em eventos como o Festival do Rio 2015 e o Festival de Tóquio 2015. Além de Gloria Pires, estão no elenco também Cláudio Jaborandy, Fabrício Boliveira, Simone Mazzer, Julio Adrião e Roney Villela. Se liga no trailer:

Trailer de “Nise – O coração da loucura”Gloriosas e Gloriosos, dia 21/4 estreia “Nise – O coração da loucura”, meu mais recente filme, que estamos lançando aqui para vocês com EXCLUSIVIDADE!! É uma obra que narra a vida da Dra. Nise da Silveira, que revolucionou os tratamentos psiquiátricos inserindo práticas mais humanas, baseadas na arte e na liberdade criativa dos seus pacientes. É um filme lindo, emocionante, muito bem feito e incrivelmente atual, quando estamos discutindo a questão da saúde mental no país!! Espero que vocês gostem tanto de ver, assim como eu amei fazer!! #niseofilme

Posted by Gloria Pires on Monday, February 22, 2016