por Rafael Gonzaga

As obras do pintor surrealista Salvador Dalí são bem excêntricas e fonte de infindáveis debates sobre a profundidade dos seus significados. Isso tudo só observando os quadros em duas dimensões, de forma convencional. Mas a obra do cara instiga tanto as pessoas que, desde janeiro deste ano, as pessoas já podem ter a experiência de entrar em uma pintura do de Dalí, graças a um recente projeto do The Dalí Museum, localizado na Flórida, Estados Unidos. Mas como isso seria possível? A resposta está na tecnologia de imersão em realidade virtual.

O nome do projeto que recria o universo das pinturas de Dalí é bem poético: Dreams of Dalí. Baseado na obra Archaeological Reminiscence of Millet’s “Angelus”, finalizada por Dalí em 1955, os caras do transformaram os detalhes do quadro em um cenário tridimensional, onde várias surpresas estão escondidas pelos cantos. O projeto foi desenvolvido para celebrar a abertura da exposição Disney and Dalí: Architects of the Imagination, que aborda e a relação entre Walt Disney e Salvador Dalí. O Dreams of Dalí foi criado em parceria com a agência Goodby Silverstein & Partners.

Vale lembrar, que os estúdios Disney já produziram um curta-metragem sobre o universo de Dalí. Em meados de 1940, Waltey Elias Disney esquematizou com Salvador Dalí que fosse produzido um curta baseado no surrealismo da obras do pintor catalão. Acabou que, na época, alguns problemas fizeram com que o projeto foi engavetado e apenas 17 segundos do projeto saíram do papel. Porém, depois de muito anos, o sobrinho de Waltey, Roy Edward Disney, encontrou o tal projeto abandonado e juntou uma equipe de animação dos Estúdios Disney para finalizar o curta.

O Dreams of Dalí foi pensado há mais de um ano, na verdade, mas só agora vai sair do papel – ou, no caso, da tela. A ideia veio de dois fãs de Salvador Dalí que experimentaram um passeio em realidade virtual utilizando um aparelho chamado Oculus Rift e pensaram se não seria incrível fazer algo semelhante com as obras do icônico pintor. O mais legal dessa história toda é que, pensando nas milhões de pessoas que não conseguiriam ir ao museu vislumbrar esse tipo de experiência única, o The Dalí Museum disponibilizou no dia 21 de janeiro o vídeo em 360º no Youtube, para que todo mundo possa chegar o mais perto possível de estar dentro de um quadro de Dalí. Se não rolar dar um pulinho na Flórida, confere só o vídeo em 360º: