por Girrana Rodrigues

Ao abandonar o seu país de origem por problemas políticos, normalmente as pessoas o fazem só com a roupa do corpo. Por isso, para tentar ajudar os refugiados sírios, estudantes de design do Royal College of Art, em Londres, criaram um casaco que pode virar uma barraca ou um saco de dormir com tamanho suficiente para comportar um adulto e uma criança.

O Werable Dwelling, como é chamado, é feito com Tyvek, um material com alta durabilidade e leveza, que repele a chuva graças à sua baixa permeabilidade. O forro é feito com Mylar, um tecido de poliéster usado por corredores em maratonas por ter resistência térmica e proteger contra o frio. Tudo pensando nos diversos climas que os imigrantes podem enfrentar.

+Nova obra de Banksy critica a xenofobia e o tratamento violento de refugiados na Europa

A roupa foi o projeto de mestrado de 10 estudantes com idades entre 22 e 26 anos. A intenção é arrecadar 300 mil dólares (cerca de 1,2 milhão de reais) no Kickstarter (site de financiamento coletivo) para produzir os casacos e começar a distribuí-los até abril de 2016.

“Sei que isso pode parecer inocente e fofo, mas surgiu de um noção de falta de poder para ajudar as pessoas que saíram da Síria. Como designers, estamos fazendo o que podemos com o que temos”, afirmou Harriet Harriss, tutor sênior do Royal College of Art  ao The Guardian.

Olhando para as fotos dá para perceber que a ideia é realmente boa:

Fotos: Wikimedia Commons

Fotos: Wikimedia Commons
refugiados-sírios
refugiados-sírios
refugiados-sírios