THAIS VIYUELA É ARQUITETA E ARTISTA MULTIDISCIPLINAR. Mora e trabalha em São Paulo, mas tem buscado um nomadismo próprio da imersão que seus trabalhos propõem.
Depois de graduada, foi com o projeto A Casa de Jajja – que visa a autoconstrução de moradia por mulheres em zonas rurais da Uganda – que conseguiu unir o fazer construtivo da arquitetura e da marcenaria com a produção audiovisual, a escrita, o design gráfico e o ativismo. Desde então, tem construído uma carreira que permeie e combine todos esses fazeres multidisciplinares.
Com o projeto Seguimos Vivas – grupo de mulheres cicloviajantes pela América do Sul – tem compreendido o corpo feminino e sua histórica vulnerabilidade como uma potente ferramenta de experiência e aprendizado, próprio de quem busca mergulhar nos cenários que retrata.
Por meio da fotografia e do vídeo, Thais também tem submergido em contextos diversos, buscando histórias que precisam ser mantidas vivas. O cenário desolador da pandemia tem dado aos seus trabalhos um olhar ainda mais sedento de vida, num constante apaixonar-se por todos os personagens reais de suas histórias.
