Durante dois anos, experimentamos um deserto cultural e artístico. Ao menos no que se trata da possibilidade de vivê-los presencialmente. A restrição nos mostrou o quão necessária é exprimir nossas paixões através da arte e suar nossas lágrimas pela música e dança – seja enquanto criadores ou como devotos. É inegável: vida é muito melhor com encontros e festa. E o fervo tem lugar especial em nossos corações.
É a partir deste horizonte que a Jägermeister, celebrada marca de licor alemão, promove em São Paulo o projeto Night Embassy, que desde 2019, agita as principais capitais culturais do mundo, como Berlim, Paris, Moscou e Joanesburgo. Será a primeira vez que o evento acontece na América Latina.
Durante três finais de semana de outubro, o projeto irá ocupar um prédio histórico no centro de São Paulo com residências artísticas e, claro, muita badalação. Foram escolhidos três embaixadores para comandar as atrações em cada data. A eles cabe o papel de curadoria cultural do espaço, seja para workshops e palestras, que acontecem ao longo do dia, seja para as grandes festas e shows, realizados no período da noite.
Essas lideranças, artistas individuais ou coletivos, têm autonomia para explorar temas e conceitos relevantes para suas comunidades, com destaque a grupos periféricos e pessoas LGBTQIA+, e expressá-los em uma programação que apresenta diferentes formas de arte: dj sets com apresentações ao vivo, instalações, design, poesia, fotografia, pintura, dança e demais expressões. São grandes articuladores, conhecidos por uma forte capilaridade em espaços de efervescência cultural.
Luisa Benvenuto, brand manager da Jägermeister no Brasil, conta que a iniciativa busca fortalecer as cenas locais emergentes que fomentam a vida cultural noturna local. “Jägermeister deve seu sucesso à vida noturna e por isso sempre será uma forte aliada dessas comunidades. A vida noturna é uma grande parte da nossa cultura, permite a liberdade, cria expectativas e é onde muitos criativos encontram sua inspiração e muitos se encontram.”
“A vida noturna é uma grande parte da nossa cultura, permite a liberdade, cria expectativas e é onde muitos criativos encontram sua inspiração e muitos se encontram”
Luisa Benvenuto
Ela destaca também que a iniciativa tem como missão fortalecer a reflexão sobre o acesso a espaços culturais, tanto na perspectiva da oferta de eventos, quanto na construção de cidades mais seguras para circular e curtir. “O Night Embassy coloca a importância desses grupos na agenda e abre a discussão sobre como garantir que o futuro da noite seja um espaço livre e seguro para quem vive nela.”
Um dos objetivos da iniciativa é oferecer mentoria artística aos embaixadores, que serão guiados e orientados por três experientes personalidades da vida noturna de São Paulo, conhecidos como “Creative Board”. O grupo terá a missão de selecionar e orientar entusiastas culturais nas atividades a serem desenvolvidas na residência.