A cantora Kali Uchis é, sem dúvida, uma revelação da geração Z. O hit “Telepatía”, lançado em 2020, escalou rapidamente nas plataformas digitais e hoje já tem mais de 700 milhões de plays no streaming. A artista, que também venceu o Grammy de Melhor Álbum de Música Urbana, tem o Brasil como o 3º maior país em streamings e agora é a primeira latina a participar do Sprite Spotlight – um novo método de fazer música criado pela marca para celebrar a criatividade e unir diferentes culturas.
Um beat para relaxar
O programa nasceu dentro do conceito global Heat Happens, que chega ao Brasil com a assinatura “Clima quente, Cabeça fria”, se conectando com a entrada do verão local. A campanha é parte de uma uma narrativa global que destaca a Sprite como a bebida que ajuda o consumidor a se refrescar nos momentos de calor físico e mental da rotina. O convidado responsável por criar um novo ritmo e letras simbólicas que acompanham as vozes escolhidas pela marca é ninguém menos do que James Blake – produtor vencedor do Grammy, do Mercury Prize e indicado ao BRIT Award.
“Criar uma música única com uma mensagem de empoderamento para artistas do mundo todo interpretarem é a minha chance de fazer algo novo”
James Blake
O resultado é uma playlist exclusiva no Spotify, além de videoclipes artísticos em estilo documental no YouTube. Esses clipes, aliás, destacam as histórias dos cantores e contam como eles superaram momentos difíceis através da música. Até agora, três nomes globais já estão fazendo sucesso nas plataformas, como a americana Coi Leray, o cantor e compositor africano Omah Lay, e o cantor chinês Hua Chenyu.
“As colaborações promovidas por Sprite produziram peças musicais novas e emocionantes. Trabalhar com talentos únicos foi primordial: cada artista contribuiu com sua autenticidade, individualidade e força de vontade para que o resultado saísse impecável”, diz Joshua Burke, diretor sênior de música e cultura global da The Coca-Cola Company. “Estamos entusiasmados em apresentar o programa completo para o mundo inteiro.”
A nova protagonista
Criada entre o estado norte-americano da Virgínia e a Colômbia, Kali Uchis é a nova escolhida de Sprite para mostrar seu talento ao mundo todo. Seu álbum de estreia, Isolation, lançado em 2018, foi aclamado pela crítica e destaque nas listas Best Of da Rolling Stone, Pitchfork e NPR. Ela também já dividiu o palco com grandes nomes da música, como SZA, Gorillaz, Jorja Smith, Major Lazer e Snoop Dogg.
Seu segundo álbum, e primeiro projeto em espanhol, Sin Miedo (del Amor y Otros Demonios), apresentou o hit “Telepatía”. A música acumulou mais de 2 bilhões de streams em todo o mundo depois de atingir o primeiro lugar nas paradas Latin Airplay e Latin Pop Airplay da Billboard, e liderar as vendas de músicas digitais latinas por dez semanas seguidas. Além disso, é a canção em espanhol cantada por um artista solo que está a mais tempo na Billboard Hot 100 nesta década (23 semanas).
Em entrevista à Elástica, Kali conta que se inspirou em uma variedade de músicas latinas para criar o álbum, de boleros a reggaeton, passando pelo pop. “Meu processo criativo começou com viagens a diferentes lugares, onde me coloquei em muitos espaços para escrever novas músicas. E terminou comigo sozinha no meu quarto durante o período de lockdown na pandemia, então foram duas situações opostas e interessantes”, diz.
Sobre sua herança multicultural, ela afirma que não considera apenas o lugar em que nasceu como o único lugar de onde veio: “Ser criada na Colômbia, onde toda a minha família está, e aprender a ler e escrever em espanhol antes do inglês tornou meu processo de composição muito misturado entre os dois idiomas. Fui criada em uma casa que falava espanglês, então fica muito mais fácil para mim escrever músicas nesse estilo.”
Para a criação da faixa “La Única”, ela e James Blake trabalharam juntos a partir do tema “The Only One”. Em entrevista, Kali conta que a canção estava pré-pronta e ela adicionou alguns detalhes simbólicos: “Havia algumas vogais. Tirei um pouco de coisas, experimentei uma nova letra e peguei coisinhas que estavam na minha cozinha”, diz.
“Eu queria que o resultado fosse renovador e divertido, que não parecesse trabalho. Quando estou sendo criativa, não gosto de ter regras. Era muito importante para mim sentir que estou fazendo algo divertido. Por isso quis fazer com coisinhas que estavam na minha casa”
Kali Uchis
Uma caixa de biscoitos que alguns amigos trouxeram da Itália e um ralador de queijo fazem parte da percussão que pode ser ouvida na música de batidas dançantes que resgatam suas origens latinas.
No documentário, por sua vez, Kali viaja com Sprite para a Colômbia e reflete sobre sua experiência como artista que tenta unir referências multiculturais. “Acredito que todos nós precisamos ter mais empatia. O Sprite Spotlight representa uma plataforma que nos acompanha em criações experimentais e as amplia”, diz Kali Uchis. “É muito bom poder fazer parte disso. Adorei poder incorporar minha cultura em minhas músicas e estou muito feliz em dar um toque latino”, completa a cantora.
Spotlight no Rock in Rio
Quem esteve no Rock in Rio sentiu o gostinho da proposta Spotlight ao assistir aos clipes exibidos nos telões. Em meio aos 250 shows do evento, o lounge imersivo trouxe a estética urbana e musical como elementos principais. A ideia é lembrar que é importante ter momentos de pausa e refrescância na rotina – até quando estamos nos divertindo! Esses intervalos são essenciais para gerar mais bem-estar e criatividade, além de a música ter o poder de amplificar essa experiência.
Segundo especialistas, ter essa quebra no dia a dia alivia a ansiedade e auxilia na reconexão entre corpo e mente. Uma dica valiosa é: pare, olhe ao redor e respire fundo!
Vale lembrar que o match entre Sprite e música não é de hoje. A marca tem uma longa relação com a música. Nos Estados Unidos, ela começou essa jornada ao apoiar o Hip Hop como uma tendência emergente na década de 1980. Desde então, há um trabalho constante com ícones de diversos gêneros musicais ao redor do mundo. O rapper brasileiro Rincon Sapiência é um deles: o músico já foi escolhido para participar de uma campanha esse ano que proporcionou uma versão mais low do hit “Ponta de Lança”, além de um clipe para marcar o lançamento.