expressão

Elástica recomenda: perfumes, bolinhos e obras de arte

O mundo vai voltando ao normal, as coisas vão reabrindo e a gente segue indicando coisas para te tirar do tédio – dentro e fora de casa

por Redação Atualizado em 3 set 2021, 15h11 - Publicado em
3 set 2021
00h58

A reabertura é iminente. Depois de mais de um ano trancados em casa, finalmente começamos a flertar com a vida lá fora. A pandemia não acabou, ainda é preciso tomar (muito) cuidado ao sair, mas museus já anunciam exposições, festivais divulgam datas para o ano que vem e um clima de retomada ensaia sua estreia. Mas não estamos aqui para falar sobre isso – e nem se você deve ou não sair mais, sair menos. Estamos aqui para trazer indicações para driblar o tédio neste fim de semana. Dicas artísticas e holísticas, gastronômicas e científicas. E uma dica de comprinha online porque ninguém é de ferro. Tá preparade pra mais um Elástica Recomenda? Abre o bloco de notas, prepara o print, encaminha o link pro amigue e bom proveito.

-
Alexandre Makhlouf/Arquivo

alê

Valério Vieira
Conheci o trabalho do Valério Vieira anteontem, quando visitei a exposição “Moderno quando? Moderno onde?”, que abre as portas neste sábado, 4 de setembro, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) – mostra que, por si só, é uma excelente recomendação, mas vamos nos aprofundar nela em outro momento. Enquanto circulava pelo salão do MAM para conferir as obras, ainda em fase de montagem, fiquei obcecado por uma em específico, que descobri minutos depois ser de autoria de Valério. Intitulada Os trinta (30) Valérios, ela é uma fotomontagem de 1901 (!!!) em que, manualmente, manipulando negativos e material fotográfico, ele recria uma cena de um sarau em que todos os personagens são ele: os músicos, a platéia, o garçom, os quadros na parede e até o busto no canto esquerdo, em que ele aparece usando um brinquinho. Achei fascinante o caráter humorístico e o tom contemporâneo que a obra tem, mesmo que tenha sido criada há 120. Hoje, temos filtros de Instagram que inserem nosso rosto em outros objetos, mas Valério já estava fazendo isso antes dos nossos avós – talvez bisavós? – nascerem. Vale pesquisar sobre esse cara, que foi um grande nome da fotografia brasileira.

Bandeira Caramelo

Esse é um extra apenas porque eu amo cachorros vira-lata: o artista Hugo Alberto, de Cuiabá, fez essa bandeira-canga com um cachorro caramelo <3 A inspiração foi a Jura Jurema, cadelinha que ele adotou no ano passado – e 20% da renda arrecadada com as vendas dessa peça vão para a Associação Lunar, que resgata cães e gatos e promove adoção responsável. Achei uma ótima ideia para quem está precisando decorar a casa e, de quebra, quer ajudar os bichinhos. Pré-venda até dia 10 de setembro!

Continua após a publicidade
-
Rodion Kutsaev/Unsplash

laís

Óleos essenciais
Eu sei que é tilelê, mas funciona! (inclusive, essa é uma das minhas grandes frustrações: posso querer ser cética o quanto for, mas ~terapias alternativas~ sempre funcionaram pra mim… homeopatia, óleos essenciais, numerologia, astrologia ; ). Melaleuca é antibacteriana – seca espinha, tira suvaqueira, sara pé de atleta, etc.. Menta piperita pra tratar roxos. Rosa mosqueta pra cicatrizar. A farmácia daqui de casa não fica sem esses três óleos e eu ainda passo no rosto uma mistura deles com óleo de abacate como hidratante ou no corpo pós depilação (ou passava, no mundo pré-pandêmico). 

Por falar em roxos…

… o trabalho dessa artista estava salvo no meu Instagram.

Continua após a publicidade
-
Benny Cake/Reprodução

joão

Benny Cake
Às vezes, me pego em cada buraco da internet na calada da madrugada que fico me perguntando que caminho eu fiz pra chegar até ali. Normalmente, não me lembro do percurso tortuoso mas o destino é sempre interessante, como o Recomenda de hoje. Em uma dessas fatídicas madrugadas, o YouTube me recomendou um vídeo com  simplesmente o bolo mais lindo do mundo. Um bolo cheio das decorações das mais fofas possíveis: fru-fru em cima de babadinho com uma rendinha do lado e várias cerejas no topo. Parecia que toda a doçura do bolo estava agora decorando ele por fora também. 

Benny Cake베니 케이크 é um café sul-coreano famoso por seus bolos foférrimos e decorações exageradas que me faz querer fazer uma viagem (sdds) só pra poder provar um bolinho. Depois desse primeiro encontro recomendado pelo meu algorítmo treinadíssimo, me inscrevi e continuei a ver, hipnotizado, os vídeos dos processos de glaçagem dos bolos temáticos. Vejo quando eu quero pegar no sono, quando quero esvaziar a cabeça ou apenas assistir algo fofo. Esse pra mim é o novo ASMR.

-
Ask Nature/Reprodução

artur

Ask Nature
Durante a leitura do livro Economia Donut: Uma alternativa ao crescimento a qualquer custo, da economista britânica Kate Raworth, descobri online o projeto Ask Nature. Trata-se de uma espécie de enciclopédia que reúne explicações sobre questões naturais e as relaciona a soluções de problemas socioambientais da nossa atualidade. Exemplos práticos: o que o bater das asas de um beija-flor pode nos ensinar sobre sons harmônicos, e como essa harmonia poderia ser aplicada para diminuir a poluição sonora proporcionada por veículos? Como a química do orégano pode ser útil para a produção de fungicidas orgânicos em uma cadeia produtiva circular onde nada se perde? Por que utilizar escamas de peixe como material industrial em veículos, o que ajudaria a diminuir a queima de combustíveis fósseis?

As lições dadas no Ask Nature são ao mesmo tempo super fundamentadas na ciência e explicadas de maneira simples, incentivando aquilo que a própria Raworth menciona em Economia Donut como concepção distributiva, no qual os saberes e aplicações têm de estar disponíveis para um maior número de pessoas para que o capital e o progresso se espalhem mais igualmente pelo mundo.

asknature.org

-
Tuca & Bertie/Netflix

kareen

Tuca & Bertie
Eu fico revoltada quando encontro alguma coisa muito boa sozinha. Meu lado indiezão não deveria se sentir assim, mas é desse jeito que me sinto quando encontro sem querer uma série de anos atrás muito boa na Netflix. Me sinto traída, pelo algoritmo e pelas pessoas que, depois que eu conto, já viram. Por que ninguém me indicou???

Continua após a publicidade

〰️〰️〰️

🥠  biscoito da sorte 🥠

Transe gostoso. Se o mundo acabar, melhor ter mais orgasmos na sua conta.

〰️〰️〰️

Tags Relacionadas
mais de
expressão
Maior bailarina brasileira hoje lança biografia e luta para incluir a maternidade e as mulheres negras dentro de uma expressão artística tão conservadora
Mundos fantásticos, sociedade cansada, os bastidores da música e um spa controverso povoam nossas dicas para este fim de semana
cama-elástica_laura-brito

Laura Brito na Cama Elástica

Por
A youtuber e influenciadora fala sobre representatividade nordestina e responde nosso questionário
Música para dançar ou para relaxar, pinturas que dão tesão e lançamentos para assistir e ouvir são nossas dicas da semana
Jorge_du_Peixe_FotoJosedeHolanda_Horizontal_menor

No fino do baião

Por
Jorge du Peixe interpreta Luiz Gonzaga em “Baião Granfino”

Não é ? Sair.

Ter independência no discurso, manter uma rede diversa de colaboradores, remunerar bem a todos e fomentar projetos sociais são bases fundamentais para a Elástica.
Vivemos de patrocínios de empresas que acreditam em nosso discurso e nossas causas, além da colaboração dos nossos leitores através de assinatura digital. Na página de Contas Abertas você pode ver os valores que hoje a Elástica arrecada, e conferir os custos que incorremos para produzir o conteúdo que oferecemos.