mês de novembro é um dos mais importantes no nosso calendário. É quando o movimento negro celebra o orgulho de sua identidade e a mídia coloca os holofotes sobre as questões que eles combatem 365 dias ao ano. O dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, foi escolhido para simbolizar a importância dessa data por ser o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência da luta contra o racismo no Brasil.
Aqui na Elástica, “pautas identitárias” e “conteúdo de diversidade”, nas quais o movimento negro normalmente é encaixado nessas coberturas, são chamadas apenas de “pautas”. Procuramos trazer olhares distintos o ano inteiro e temos um time de colaboradores diverso que nos ajuda a cumprir essa missão. E, neste novembro, seguiremos essa linha editorial com algumas adições, como listas que enaltecem personalidades negras e iniciativas criadas por elas que contribuem para deixar o mercado menos desigual.
Para começar, queremos falar sobre empreendedorismo. De acordo com dados do estudo “Empreendedorismo negro no Brasil”, realizado pela aceleradora PretaHub, da Feira Preta, em 2019, homens e mulheres negras que tocam seus próprios negócios movimentam R$ 1,7 trilhão por ano no Brasil. Em um país cuja maioria da população se identifica como preta ou parda, precisamos de mais narrativas desse universo protagonizadas por pessoas não-brancas.
Pensando nisso, selecionamos seis pessoas e organizações para você conhecer e apoiar. Olha só: