Em uma era onde a saúde se tornou um capital precioso, especialmente após a pandemia da covid-19, a conscientização sobre o câncer de mama tem se mostrado cada vez mais essencial. Nesse contexto, surge o projeto MAMA – Culturas de Prevenção, uma iniciativa que busca ir além dos números, promovendo uma mudança cultural no modo como a sociedade aborda a prevenção à doença.
O projeto surge em um momento em que há uma baixa produção de campanhas de conscientização e prevenção, com o tema ficando adormecido até a chegada do Outubro Rosa. No entanto, com o tema da saúde ganhando destaque, surge a necessidade de olhar mais atentamente para a prevenção e longevidade. É o que afirma Julia Presotto, co-fundadora do projeto: “Após a pandemia, percebemos a importância de estar saudável. Por isso, é preciso transformar o conhecimento, hoje circunscrito nos universos médico, científico e acadêmico, em ferramenta de prevenção e cura.”
A principal proposta do MAMA é sensibilizar mulheres, especialmente aquelas em contextos de vulnerabilidade social. Dando ênfase à criatividade e arte contemporânea como poderosas ferramentas de impacto, Lucie Alessi, co-fundadora do projeto, acredita na necessidade de conectar territórios sensíveis a temáticas sociais, comunitárias e relacionais: “Queremos abordar o tema pela ótica da saúde propositiva e não apenas da doença. Sob essa perspectiva, a criatividade se torna uma ferramenta poderosa para trazer cidadania, educação e saudabilidade. A arte contemporânea e outros territórios sensíveis que estamos trazendo precisam se conectar com temáticas sociais, comunitárias, relacionais, participativas, por exercerem um caráter transdisciplinar”, explica.