expressão

MUBI Festival: 5 atrações imperdíveis

Filmes, shows e bate-papos fazem parte do primeiro festival da plataforma de cinema alternativo

por Beatriz Lourenço Atualizado em 10 jun 2022, 17h06 - Publicado em 3 jun 2022 00h11

Neste ano, os amantes de cinema ganham mais um festival. A primeira edição do MUBI Festival será realizada nos dias 4 e 5 de junho, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, e conta com longas aclamados, música e rodas de conversa. Além disso, há um espaço interativo de acesso gratuito, onde os visitantes poderão tirar fotos, participar de quizzes e concorrer a brindes exclusivos.

O jornalismo em que a gente acredita depende de você; apoie a elástica

No sábado, a programação inclui a exibição de Shiva Baby, Swallow e do premiado Titane, com direito a sets da DJ Bella Castro no intervalo das sessões. Quem quiser aprender mais sobre o corpo feminino e sua representação no cinema pode conferir um bate-papo mediado pela documentarista e jornalista Flávia Guerra, com participação da atriz e diretora Bárbara Paz, da artista JUP do Bairro e da crítica de cinema e roteirista Lorenna Montenegro. 

Já no domingo, os dramas LGBTQIA+ Great Freedom e Happy Together tomam conta das telonas. O debate da vez será sobre as representações da masculinidade na mídia, mediado pelo jornalista Duda Leite, com o artista Loïc Koutana e o ator Theodoro Cochrane. Os ingressos serão vendidos apenas para as atividades dentro do auditório e custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada e assinantes MUBI). É possível comprar pelo site. Abaixo, selecionamos cinco atrações imperdíveis do festival!

Publicidade

-
(Shiva Baby/Divulgação)

Shiva Baby

O filme, lançado em 2020, conta a história de Danielle (Rachel Sennott), uma jovem bissexual que está dividida entre a tradição e a independência. Prestes a se formar, a garota enfrenta uma série de encontros estranhos durante uma shivá de um dia inteiro, uma reunião judaica de amigos e familiares durante um período de luto. Esta é a estreia da canadense Emma Seligman na direção, que deixou o longa moderno, engraçado e ousado. 

Quando: Sábado, 4 de junho
Horário: 12h – 13h30 

-
(Titane/Divulgação)

Titane

Nesse longa, um homem com o rosto machucado é encontrado em um aeroporto. Ele afirma que seu nome é Adrien Legrand – uma criança que desapareceu dez anos atrás. Enquanto ele finalmente se reúne com seu pai, assassinatos horríveis são descobertos na região. No Festival de Cannes 2021, a produção venceu a Palma de Ouro e Vincent Lindon levou o prêmio de Melhor Ator. 

Quando: Sábado, 4 de junho
Horário: 16h30 – 18h20

-
(Pedro Pinho/FelipaDamasco/CaiRamalho/Fotografia)

Jup do Bairro + Badsista

Cantora e compositora, a paulistana Jup do Bairro lançou seu primeiro EP, Corpo sem Juízo, em 2020. Com parcerias de Deize Tigrona, Rico Dalasam, Linn da Quebrada e Mulambo, o projeto colocou a artista de vez na mira da música brasileira contemporânea, dando a ela o prêmio de Revelação do Ano pelo Prêmio Multishow e duas indicações no WME. No evento, ela se junta a Badsista, DJ e produtora que marca a cena musical por misturar estilos como funk, eletrônico e reggae. 

Quando: Sábado, 4 de junho
Horário: 21h – 21h45

-
(Happy Together/Divulgação)

Happy Together

Depois de estrear no Festival de Cinema de Cannes de 1997, o filme rendeu a Wong Kar Wai o prêmio de Melhor Diretor do festival, concedida pela primeira vez na história a um homenageado de Hong Kong. Esta é uma história de amor queer ambientada na Argentina, estrelada por Tony Leung Chiu Wai e Leslie Cheung, que interpretam um casal intermitente cujo relacionamento volátil e apaixonado começa a ficar fora de controle. A representação de amor, obsessão e isolamento é uma das obras mais comoventes da história do cinema.

Quando: Domingo, 5 de junho
Horário: 16h15 – 18h15

-
(MUBI/Divulgação)

Bate-papo masculinidades

Loïc Koutana é cantor, dançarino, modelo, performer e influenciador digital. É um imigrante afro-francês nascido em Paris, de família natural do Congo e da Costa do Marfim. Em novembro do ano passado, ele lançou seu primeiro álbum, SER, que passeia pelo techno, funk, R&B, disco, trap. Na conversa mediada pelo jornalista Duda Leite, Loïc se junta a Theodoro Cochrane, ator conhecido pelas novelas O Sétimo Guardião, A Favorita e Ti Ti Ti, para falar sobre a representação da masculinidade na mídia e seus impactos na sociedade. 

Quando: Domingo, 5 de junho
Horário: 18h30 – 20h

Tags Relacionadas
mais de
expressão
mussum-1

Mussum, o Filmis

Por
Depois de fazer a rapa no festival de Gramado, longa sobre este ícone da arte brasileira tem maior estreia do cinema nacional em 2023
Exposição "Araetá", em cartaz no Memorial Minas Gerais Vale com mais de 300 livros indígenas, firma a importância e riqueza das culturas originárias
Em entrevista exclusiva, Urias fala sobre sua arte, expectativas para a carreira e compromisso com a representatividade
Evento invade Arena das Dunas mostrando que a música alimenta a alma. Por lá, nós conversamos com Margareth Menezes, Russo Passapusso e Gaby Amarantos
grag-queen-4

Grag Queen, de rainha a mãe

Por
Artista vencedora do Queen of The Universe comanda o primeiro Drag Race Brasil trazendo afeto, união e axé para as participantes do reality show