Com muita criatividade e um pouco de ironia, o designer de interiores Fábio Marx dá vida a Sheyla Christina. A personagem, que nasceu durante a pandemia, é uma arquiteta rica que faz piadas sobre a profissão e dá dicas cômicas para uma vida plena. “Quando o reels do Instagram surgiu, pensei em criar um projeto para testar a nova ferramenta. Então, peguei a peruca de uma amiga e comecei a dublar alguns vídeos – até que ela surgiu”, conta Fábio. “Eu tinha muito medo de ser julgado dentro da profissão porque esse é um ramo muito, muito certinho, que segue padrões.”
Ainda assim, ele se arriscou pela necessidade de fazer uma crítica social ao que achava errado nesse meio. “Via muitos profissionais egocêntricos sendo que, na verdade, os projetos devem ser coletivos. A cidade, o bairro e as pessoas têm que ser levados em conta quando você está trabalhando”, explica. “Também é preciso ser muito empático sobre a necessidade do outro porque pode ser que você nunca mais veja aquela casa, mas famílias viverão diversas histórias ali.” É daí que vem o bordão “arquitetura por amor”, que surge logo no primeiro vídeo.

A ideia deu tão certo que o perfil já acumula mais de 700 mil seguidores. Porém, com a visibilidade, Sheyla Christina expandiu os horizontes e os temas dos conteúdos também se diversificaram. Agora, saúde mental, relacionamentos e lições de vida também fazem parte do escopo. “Senti que ela precisava falar sobre outras coisas para crescer como personagem. Conforme vou pensando nos vídeos, também vou entendendo sobre o que ela pode e não pode falar. Mas, além de arquiteta, ela é uma pessoa que tem sentimentos, e vivências que podem ser transmitidas para os outros”, diz Fábio.
Sheyla também se posiciona. No dia da Consciência Negra, o post não foi engraçadinho. Pelo contrário, gerou reflexão. Segundo Fábio, a conscientização também é necessária e seu perfil é um mecanismo para isso. “O meu trabalho sempre foi muito social. Participei da frente preta, do coletivo LGBTQIA+ e, quando penso na Sheyla, também quero falar sobre isso”, afirma. A arquiteta é a convidada da semana na nossa Cama Elástica e responde com muito humor uma série de perguntas às vezes divertidas, às vezes sentimentais, que resgatam parte do passado de cada entrevistado e, ao mesmo tempo, o faz pensar no que vem por aí. Olha só:
