expressão

Ventos que trazem revoluções

A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem

por Redação Atualizado em 7 out 2021, 15h44 - Publicado em 5 out 2021 00h00

Vivemos tempos de mudanças. Nossas vidas pessoais foram abaladas por uma pandemia, nosso país vive um de seus embates mais violentos – uma luta entre um conservadorismo atrasado e uma vontade explosiva de progresso -, nossas próprias existências são colocadas em xeque por quem acredita que poder é passe livre para fiscalizar, ordenar, moralizar os raios de luz que estão dentro de todos nós.

-
Clube Lambada/Fotografia
-
Clube Lambada/Fotografia

No meio disso tudo, há a nossa profissão, o jornalismo. A arte de contar histórias tem sido desmoralizada por aqueles que tentam manipular a verdade em favor do caos completo. Perdemos crédito perante a sociedade, que nos julga cada vez menos relevantes, mas nosso espírito continua o mesmo: combater com verdade e amor.

contorcionismo

maiô e brinco JALACONDA
capa WALÉRIO ARAÚJO

Continua após a publicidade

contorcionista

Quando começamos a pensar na Elástica, há exatos dois anos, havia um desafio de ressignificar a importância de um farol tão importante da comunicação brasileira, a Abril. A ideia era colocar em um liquidificador todas as boas práticas do jornalismo – ética, respeito, qualidade – e transformá-las em um movimento explosivo de progresso em busca de um Brasil melhor. Melhor pra todo mundo, não só pra quem costuma se beneficiar do progresso e quem já tem um lugar na mesa. A ideia sempre foi trazer todo mundo para construir junto, falar do que a gente não costuma ler por aí.

-
Clube Lambada/Fotografia

parka, top e legging ANOTHER PLACE
óculos RALPH LAUREN para LUXOTTICA

Continua após a publicidade
-
Clube Lambada/Fotografia

De lá para cá, tanto aconteceu. Esse ensaio é uma homenagem a um tempo que já foi, os primeiros 71 anos de uma empresa que ditou tendências e jogou verdades incômodas em linhas lidas por todos os brasileiros. Depois que seu icônico prédio foi vendido, no finalzinho do primeiro semestre de 2021, nós invadimos as instalações já vazias para ritualizá-lo em uma cerimônia de agradecimento, de despedida, de abertura de caminhos para os novos tempos.

-
Clube Lambada/Fotografia
-
Clube Lambada/Fotografia

blazer e vestido NORMANDO

Continua após a publicidade
-
Clube Lambada/Fotografia

Estar em um prédio vazio que já recebeu tantos talentos, jornalistas premiados, furos de reportagem e capas icônicas é, sem dúvida, um privilégio. Fotografar em um acervo que contém reportagens censuradas pela ditadura que nunca encontraram os olhos do público é único – e um lembrete de que a liberdade da qual gozamos está sempre sob ameaça, especialmente agora. Passear por andares vazios e ver etiquetas coladas nas mesas com os nomes dos veículos que estão debaixo do mesmo guarda-chuva que a gente tem seu quê de melancolia. Mas trazer uma contorcionista vestida de roupas brasileiras, coloridas e poderosas para ressignificar esse vazio é um abraço.

-
Clube Lambada/Fotografia

Acreditamos que a vida tem que ser encarada com leveza, que é preciso usar a potência de nossos corpos para dançar pelos momentos bons e desviar dos momentos ruins. Nos contorcemos, nos esticamos, nos esprememos pelas frestas, estampamos sorrisos e expressões de força e certeza em nossos rostos, batemos em nossos peitos com orgulho enquanto afirmamos:

Nós somos o futuro

-
Clube Lambada/Fotografia

vestido ELIAS KALEB

Continua após a publicidade

Contorcionistas

Não há nada que possa nos dizer o contrário. Podem tentar, mas apenas os alienados ainda insistem que o cenário atual das coisas é o melhor que podemos extrair da vida. Não é. Nunca será.

Estique-se, alongue-se, respire. Tenha certeza daquilo que você representa nesse planeta. Venha conosco, sempre. Esse ensaio e tudo o que fazemos é para vocês.

-
Clube Lambada/Fotografia

vestido e calça VITOR HUGO MATTOS

Continua após a publicidade

_____

Ficha técnica

DIREÇÃO CRIATIVA
Clube Lambada

FOTOGRAFIA
Matheus Sandes

DIREÇÃO DE ARTE
Herbert Loureiro

STYLING
Ander Oliveira

BELEZA
Renata Brazil

ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA
Arthur Vahia

MODELO
Isis Maia Bello

CLUBE LAMBADA é um duo criativo de artistas visuais independentes. Conheça mais do trabalho deles aqui.

Continua após a publicidade
Tags Relacionadas
mais de
expressão
Histórias para se emocionar e fazer pensar? Programação para curtir shows em segurança? Na nossa lista de dicas tem tudo
Ela quer mostrar a mulher que sempre esteve por trás da rapper: “Tenho vontade de falar de como me sinto com o empoderamento que encontrei aos 42 anos”
carnaval-em-madureira-1924-tarsila-do-amaral–foto-isabella-matheus_51386125966_o

Novamente 22

Por
MAM inaugura exposição “Moderno onde? Moderno quando?” questionando a importância de São Paulo para o Modernismo artístico brasileiro
Estética soviética ou jardins muito bem cuidados nos Estados Unidos? Não precisa escolher só um: aqui tem dicas pra todos os gostos
3-3-urias

Urias na Cama Elástica

Por
Única brasileira escolhida pelo Facebook para celebrar o mês da cultura latino-americana, a artista responde nosso questionário

Não é ? Sair.

Ter independência no discurso, manter uma rede diversa de colaboradores, remunerar bem a todos e fomentar projetos sociais são bases fundamentais para a Elástica.
Vivemos de patrocínios de empresas que acreditam em nosso discurso e nossas causas, além da colaboração dos nossos leitores através de assinatura digital. Na página de Contas Abertas você pode ver os valores que hoje a Elástica arrecada, e conferir os custos que incorremos para produzir o conteúdo que oferecemos.