m dos programas de namoro mais divertidos da televisão brasileira, o “Túnel do Amor” volta às telas do Multishow nesta semana com uma adição de peso. A apresentadora Ana Clara substitui o veterano Marcos Mion e dá um toque diferente ao reality show.
Duplas de amigos vão juntas para o “Túnel do Amor”, mas são separadas em duas casas pela produção do programa. Durante as gravações, os participantes são rotacionados entre os ambientes. Em um entra e sai onde todo mundo se dá bem, a talaricagem e as brigas até acontecem, mas tudo fica de lado em prol do amor livre e sem barreiras. “A galera se entregou mesmo, todos os participantes estavam bem à vontade, soltos e também muito entrosados. Fiquei impressionada com como as pessoas se apaixonavam rápido!”, conta Ana Clara.
A nova apresentadora é uma sensação na Globo desde que ela mesma foi participante de um reality show, o Big Brother Brasil, em 2018. Contratada pouco tempo depois da sua saída, participou de shows que repercutiam as eliminações deste programa e também de No Limite. No canal pago da emissora, tem feito coberturas de festivais como o Rock in Rio e o Lollapalooza, e fora das telas é figurinha carimbada em perfis e sites de fofoca. Sua vida cotidiana, seus passeios na praia e seu novo affair são alguns dos assuntos que não param de pipocar para muito além de seus mais de 10 milhões de seguidores, afinal ela é uma das figuras mais carismáticas da televisão em sua geração.
Nessa entrevista, Ana Clara revelou que a segunda temporada do “Túnel do Amor” não está apenas mais quente do que nunca, mas que também decidiu abraçar a diversidade de corpos e gêneros – algo em que a primeira edição deixou muito a desejar: “Temos dates entre duas meninas e também dois meninos. E os participantes também carregam essa diversidade muito maior do que na primeira edição, de personalidade, de estilo, de jeito ,até mesmo de estados de origem e aparências distintas.” Ela também revelou planos para um novo programa e muito mais, confira:
Ana, você está assumindo o Túnel do Amor neste ano. Depois de tanto tempo cobrindo BBB e No Limite, como você está se sentindo agora comandando um programa tão divertido?
Estou muito feliz. Foi uma experiência muito legal, desde o convite até gravar o programa, que foi maneiro também. Já tinha trabalhado com uma boa parte da equipe antes, no Multishow, então estávamos em sincronia e muito animados pra curtir o programa.
Já está todo gravado? O que você pode nos contar dos participantes e dos episódios?
Já, sim. Gravamos em dezembro. Foi muito legal, a galera se entregou mesmo, todos os participantes estavam bem à vontade, soltos e também muito entrosados.
O programa tem muita coisa. Relacionamentos, óbvio, e também treta e paixão. Fiquei impressionada com como as pessoas se apaixonavam rápido! Acho realmente que vai ser uma temporada que vai agradar muito.
View this post on Instagram
Você falou que o Túnel do Amor tem muita paixão, mas também muita treta. O programa é do jeito que o diabo gosta, né?
Eu acho que faltava um programa de relacionamentos que fosse feito dessa maneira dentro do Grupo Globo. Não tínhamos um programa com esse tipo de conteúdo exatamente, é um formato bem diferente da maioria dos realities da casa. O Túnel preenche esse espaço sem perder a característica do grupo, que sempre foi muito fechado, e então, de repente, tem de tudo: bebida, a galera xingando e se pegando, uma coisa quase sem censura!
E você se divertiu também fazendo?
Foi super legal. Eu sou nova também, né? Os participantes têm mais ou menos a minha faixa etária, alguns um pouco mais velhos, outros um pouco mais novos. É gostoso vê-los curtindo porque realmente é uma experiência muito única. Participar de um reality show é algo muito diferente na vida.
“O Túnel preenche esse espaço sem perder a característica do grupo [Globo], que sempre foi muito fechado, e então, de repente, tem de tudo: bebida, a galera xingando e se pegando, uma coisa quase sem censura!”
Ana Clara
Durante quanto tempo acontecem as gravações? A pegação foi intensa?
Um mês de gravações, e depois têm um segundo período para a captação das peças individuais e outros cortes. O programa é feito como um reality mesmo, apesar de gravado. Eles entram lá sem acesso a nada do mundo exterior, e ficamos por cerca de 30 dias corridos. Eu ia aos estúdios todos os dias, passei o mês morando em São Paulo, pude ficar realmente imersa no que estava acontecendo no reality.
Você aguentaria 30 dias de uma balada assim?
Eu não! [risos] Não sei como é que eles conseguem, juro, porque depois que a gente envelhece, a ressaca vira doença? [risos] Eu não sei como é que aguentaram, tinha festa toda hora, e eu pensando “Meu Jesus…”. Olha, eles estão de parabéns, eu não tenho essa vitalidade.
View this post on Instagram
Quais são os requisitos para se dar bem no Túnel do Amor?
Acho que tem que estar leve e à vontade com a experiência, afim de curtir e de conhecer gente nova. Porque, de fato, o programa acaba sendo muito julgado pelas festas, baladas e não sei o quê, mas, na real é um programa pra conhecer pessoas, curtir as festas, se jogar nas dinâmicas.
Tem uma coisa muito forte de representar a amizade no reality, porque você está de um lado da casa e seu amigo do outro. E ninguém é obrigado a nada, óbvio! A gente não espera que as pessoas entrem lá e façam um cabaré, porque, enfim, vai de cada um, vai da vontade deles.
Então, acho que para se dar bem no programa, é preciso se jogar e curtir todos os momentos que a experiência pode trazer para a vida.
Você falou sobre maus julgamentos, mas, no fundo, as pessoas se divertem muito assistindo.
Acho que é uma coisa normal, e também que quebra um pouco as barreiras. É muito bom, gente… eu vejo, sinto aquela vergonha alheia, rio junto, acho as coisas incríveis, vejo que poderia estar ali naquele lugar.
Eu sei que as pessoas têm a impressão de que é um programa que só jovem gosta de ver, mas os números mostram que o público do Túnel tem uma porcentagem muito grande de pessoas mais velhas assistindo, inclusive em uma faixa entre 50 e 60 anos também. Acho que todo mundo gosta de assistir porque é uma coisa diferente.
“Acho que tem que estar leve e à vontade com a experiência, afim de curtir e de conhecer gente nova. Porque, de fato, o programa acaba sendo muito julgado pelas festas, baladas e não sei o quê, mas, na real é um programa pra conhecer pessoas, curtir as festas, se jogar nas dinâmicas”
Ana Clara
Você acha que ainda vai demorar para quebrar as barreiras de gênero e sexualidade em um programa como o Túnel do Amor, que tende a ser super heteronormativo em seu conceito?
Acho que não. Inclusive, na nossa temporada temos dates entre duas meninas e também dois meninos. E os participantes também carregam essa diversidade muito maior do que na primeira edição, de personalidade, de estilo, de jeito ,até mesmo de estados de origem e aparências distintas. Reunimos um grupo muito diverso e que entregou bastante entretenimento e também representatividade, porque é muito importante.
Eu adoro assistir a talaricagem entre os amigos…
Aconteceu bastante coisa, viu? Mas eles são bem maduros. Ninguém está ali para achar o romance da vida, né? Às vezes acha, mas ninguém tem que levar pro coração, às vezes acontece.
View this post on Instagram
Você também tem trabalhado na cobertura de grandes festivais de música, como o Rock in Rio e o Lollapalooza. Embora você seja cria de reality shows, também é jornalista. Esse trabalho de reportagem era algo que você queria fazer?
É uma experiência muito única, enquanto jornalista audiovisual, estar ao vivo. No BBB, entrevistando alguém, é uma coisa, no festival dentro do estúdio, ou na rua com gente anônima, é diferente, e sempre muito novo.
Minhas funções vêm mudando nessas coberturas, e tenho sentido um pouco mais de responsabilidade e uma carga maior de trabalho. Estou adorando e me dando muito bem com a equipe de gravação e com os outros apresentadores. Trabalhamos bem juntos, temos uma sincronia ótima.
Fiquei surpreso que o Túnel foi gravado com tanta antecedência. Isso significa que você está com novos projetos no horizonte?
Estou, inclusive, para esse ano. É algo que sempre quis, e me surpreendeu muito a rapidez com que tudo aconteceu. Quando participei do Big Brother, saí em abril e já comecei a trabalhar na Globo em julho para nunca mais sair. Conquistei muita coisa nesse tempo, fiz coisas que nunca imaginei.
View this post on Instagram
“Túnel do Amor” estreia dia 26 de março, às 22h, no Multishow.