expressão

9 motivos para torcer para Linn da Quebrada no BBB22

Spoiler: este não é um texto imparcial e existem bem mais razões do que as listadas aqui, porque a Linn é maravilhosa

por Alexandre Makhlouf Atualizado em 17 jan 2022, 14h42 - Publicado em 17 jan 2022 13h28
-
(Clube Lambada/Ilustração)

a última sexta-feira, 14, o Boninho fez boa parte dos brasileiros ficar sintonizado no GloboPlay, no Twitter e na TV esperando o anúncio dos 20 participantes que fariam parte do BBB22. A emissora divulgou os nomes um por um, ao longo de todo o dia, nos intervalos comerciais da programação.

Entre nomes da Pipoca – os anônimos, que se inscrevem para participar do programa – e do Camarote – os famosos, que são convidados –, um nome chamou nossa atenção: Linn da Quebrada, rapper, artista, ativista, travesti e, se vocês me permitem, um ícone da música e da cultura brasileira.

O Buzzfeed já tinha adiantado que a Linn estava confirmada nesta edição do programa, mas como a gente só acredita na hora que passa na Globo mesmo – afinal, o que não falta é lista de site de fofoca especulando… –, nada mais justo do que aproveitar o dia de hoje, em que estreia o BBB22, para dar uma lista de motivos para torcer pela Linn nessa edição.

O jornalismo em que a gente acredita depende de você; apoie a elástica

Publicidade

Ela é a primeira travesti a participar do BBB nos últimos 10 anos

Ariadna Arantes foi a primeira participante trans do BBB e esteve na casa durante a 11ª edição do programa, em 2011. De lá para cá, nenhuma outra pessoa trans foi representada no programa. Ter uma travesti como a Linn em um programa de grande audiência, que é televisionado para o Brasil inteiro, é um respiro de representatividade em tempos de Brasil sombrio.

Publicidade

Sério, isso é importante demais

Logo depois do anúncio da Linn no BBB22, o que não faltou foram declarações de outras pessoas trans falando da alegria, da importância e do símbolo de resistência que é a presença dela no programa. Para quem se vê o tempo todo representado na mídia, pode ser difícil de entender, mas é interessante fazer o exercício de se colocar nesse lugar não só na hora de ouvi-la, mas de entender sua presença na casa.

Publicidade

Linn é, além de artista, uma grande ativista pela causa T

A Linn, na verdade, é uma ativista de corpo e alma. Sempre falou abertamente sobre seu corpo transviado, sobre ser uma exceção – inclusive na chamada do BBB, o que é super corajoso – e sobre como corpos trans, pretos, periféricos e não normativos sofrem na nossa sociedade. Em suas redes, ela divide conquistas pessoais, como ter conseguido mudar seu nome no documento, fato que aconteceu dias antes de ser confirmada no programa. Não temos dúvidas de que ela, lá dentro da casa, ela vai tocar em discussões importantíssimas.

Ela é uma mestra das palavras

Se você não conhece o trabalho e as músicas de Linn da Quebrada, a gente adianta uma coisa: ela domina como ninguém a arte dos jogos de palavras, dos trocadilhos, de brincar com as sonoridades. Vocês conseguem imaginar o que vai ser essa mulher em noite de Jogo da Discórdia? Ou então uma justificativa de voto no confessionário? 

Publicidade

Ela já sabia que ia pro BBB22…

E se esse tweet não é prova suficiente disso, não sabemos o que mais falar…

Publicidade

A Elza Soares está torcendo pra ela

E ela ainda chamou de “Minha Linn” 🥺

Mas, falando sério: se uma das mulheres negras mais importantes da cultura brasileira, que sempre lutou pelos direitos femininos e contra a violência de gênero, declarou apoio à Linn da Quebrada, por que você não declararia????

Publicidade

A fanbase da Linn no BBB atenderá por #Linndonas

Continua após a publicidade

E aparentemente esse é o nome de fã clube que a gente precisava e não sabia! Outras opções para quem quiser se sentir parte desse grupo é #TeamLinn (oficial), #cadelinn ou #boiolinn – esses dois últimos são sugestões dos próprios fãs.

Para manifestar seu apoio nas redes, também vale colocar um emoji de sereia ao lado do nome 🧜‍♀️

Publicidade

Linn é inteligente, sagaz, sabe argumentar e dialogar

Vocês conhecem alguém com oratória suficiente para conversar – e convencer – um ex-presidente da República? A gente aqui costuma se debruçar sobre assuntos políticos sem medo de se posicionar, e a Linn é exatamente como a Elástica nesse sentido. Além disso, quantos artistas da nossa geração tiveram a oportunidade de se sentar com uma pessoa do porte político do Lula e falar de coisas tão importantes? Obrigado, Thelminha, por ter convidado a Linn pro Triangulando!

Os LGBTQIA+ estão com Linn da Quebrada, e isso significa…

Ótimos memes! Se em três dias o conteúdo já está de tamanha qualidade, a gente mal pode estar pelos próximos meses e pelas frases da Linn que serão transformadas em deliciosas figurinhas no WhatsApp ou imagens para compartilhar com a legenda “hoje eu tô só a Linn”.

Continua após a publicidade

Publicidade

Então, enquanto durar o BBB22, é bom vocês saberem: talvez nosso perfil nas redes sociais tenha essa energia aqui.

Brincadeiras à parte, a gente deseja toda sorte do mundo pra Linn, torce verdadeiramente por ela e sabe que, com ou sem prêmio do BBB22, ela já é uma vencedora.

Publicidade

Tags Relacionadas
mais de
expressão
mussum-1

Mussum, o Filmis

Por
Depois de fazer a rapa no festival de Gramado, longa sobre este ícone da arte brasileira tem maior estreia do cinema nacional em 2023
lingua-mae

A língua, nossa primeira morada

Por
Exposição "Araetá", em cartaz no Memorial Minas Gerais Vale com mais de 300 livros indígenas, firma a importância e riqueza das culturas originárias
Em entrevista exclusiva, Urias fala sobre sua arte, expectativas para a carreira e compromisso com a representatividade
Evento invade Arena das Dunas mostrando que a música alimenta a alma. Por lá, nós conversamos com Margareth Menezes, Russo Passapusso e Gaby Amarantos
grag-queen-4

Grag Queen, de rainha a mãe

Por
Artista vencedora do Queen of The Universe comanda o primeiro Drag Race Brasil trazendo afeto, união e axé para as participantes do reality show