Como fazer um kit para cultivar cogumelos mágicos em casa
Se a gente convenceu você a montar seu próprio kit, show! Anote a listinha de tudo o que precisa.
Material principal:
● Uma seringa de esporos de 12 ml do seu cogumelo de escolha. O cubensis pode ser o ideal para começar.
●Substrato:
● ⅔ de xícara de vermiculita por recipiente de cultivo;
● ¼ de xícara de água por recipiente de cultivo;
● ¼ de xícara de farinha de arroz integral orgânica por recipiente de cultivo;
Ferramentas:
● 12 recipientes de ½ litro com tampa;
● Martelo e pregos pequenos;
● Tigela de mistura;
● Filtro;
● Folha de estanho;
● Vaso grande com tampa de vedação;
● Toalha pequena;
● Fita micropore;
● Caixa de armazenamento de plástico transparente de 50 – 115L;
● Furadeira com broca de ¼ de polegada;
● Perlita;
● Garrafa de spray.
Materiais de higienização
● Álcool isopropílico;
● Isqueiro;
● Desinfetante;
● Luvas de látex e máscara cirúrgica.
–
Continua após a publicidade
–
P R E P A R A R T U D O
Arrume seus recipientes de cultivo. Desinfete o martelo e o prego e, com eles, faça quatro furinhos uniformemente espaçados ao redor da tampa. Misture seu substrato. Coloque a vermiculita e a água em uma bacia. Desinfete o coador e, com ele, retire o excesso de água. Adicione a farinha de arroz integral e misture bem. Encha seus potes. Coloque substrato em cada potinho, deixando cerca de meia polegada abaixo das bordas. Complete com vermiculita seca.
Em seguida, esterilize os recipientes. Feche bem as tampas dos frascos e cubra com papel alumínio. Coloque a toalha no fundo de uma assadeira e os potes por cima dela. Adicione água até a metade dos frascos e deixe ferver lentamente. “Cozinhe-os” no vapor por 75 a 90 minutos, adicionando mais água quente se a panela secar. Depois, deixe esfriar à temperatura ambiente por várias horas ou durante a noite.
● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●
–
Continua após a publicidade
I N J E T A R O S E S P O R O S
Prepare a seringa de esporos. Usando suas luvas e máscara, aqueça a agulha da seringa com um isqueiro até ela ficar vermelha. Deixe esfriar e limpe com álcool. Puxe o êmbolo para trás e agite bem. Injete delicadamente os esporos. Com a agulha, injete cerca de ¼ ml da solução de esporos através dos furos que você fez anteriormente, sem abrir as tampas. Repita o processo, limpando a agulha com álcool entre cada injeção. Cubra os furos nos frascos com micropore.
● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●
–
A G U A R D A R N A L I N H A
Continua após a publicidade
Guarde os potes em uma área limpa e seca, em temperatura ambiente e sem contato com o sol. Leva de uma a duas semanas para o micélio branco começar a aparecer. Em três ou quatro semanas, pelo menos metade dos frascos deve ter colônias. Aí, espere mais uma semana para fortalecer o micélio.
● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●
–
P R E P A R A R A C Â M A R A D E F R U T I F I C A Ç Ã O
Faça pequenos furos em todo o seu recipiente plástico de armazenamento grande, incluindo a tampa. Coloque a caixa em cima de quatro objetos estáveis, de forma que haja um bom fluxo de ar por baixo. Cubra com uma toalha para reter a umidade. Coloque a perlita em uma peneira e hidrate o material. Deixe escorrer bem e, em seguida, espalhe sobre a base da câmara. Você precisa de uma base de quatro a cinco polegadas de perlita.
Continua após a publicidade
● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●
–
R E I D R A T A R A S C O L Ô N I A S
Tire o substrato dos frascos com toda delicadeza do mundo para não danificar as colônias. Lave esses pequenos “bolos” sob a torneira fria para tirar a vermiculita solta. Em seguida, encha uma panela com água morna e coloque os bolos dentro. Deixe em temperatura ambiente por 24 horas enquanto eles se reidratam. Retire os bolos da água e coloque-os em uma superfície desinfetada. Encha uma tigela com vermiculita seca e enrole os bolos para revestir.
● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●
Continua após a publicidade
R E C O L O C A R A S C O L Ô N I A S N A C Â M A R A
Coloque as colônias na câmara de frutificação, em quadrados de papel alumínio grandes o suficiente para que não toquem a perlita. Espace eles uniformemente e os borrife com água. Ventile com a tampa antes de fechar.
● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●
E S P E R A R O S C O G U M E L O S A P A R E C E R E M !
Borrife a câmara com água quatro vezes ao dia, e ventile com a tampa seis vezes ao dia para melhorar a circulação do ar. Alguns produtores usam luzes ajustadas em um ciclo de 12 horas, mas a iluminação ambiente durante o dia é suficiente para ter cogumelos incríveis, cheios de psicodelia e propriedades terapêuticas.
● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●