Quando pensamos em comidas típicas brasileiras, muito se fala em clássicos espalhados por diversos estados. Mas São Paulo, em seu posto de ponto de encontro da diversidade, figura muito como receptor de culturas de lugares além e até países, como Japão e Itália. Se engana quem para por aí.
O maior programa de valorização da gastronomia paulista, Sabores de São Paulo, acontece anualmente por realização do governo do Estado para provar que a diversidade vai além de receber culturas variadas. O roteiro, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens, em parceria com o Mundo Mesa, vai da capital ao interior, passando pelo litoral, pantanal e vales para provar que a riqueza alimentar tem muito a oferecer.
Além do roteiro, são realizados os Festivais Gastronômicos Sabor de São Paulo. Em 2023, eles começaram em Campinas, passaram por Ribeirão Preto e chegaram até Registro, no coração do Vale do Ribeira. Acompanhamos o roteiro e agora te contamos algumas pérolas descobertas na região rica em peixes, frutos do mar, palmito e muita variedade de bananas.
Reserva de Mata Atlântica
Hoje, a estimativa é que restam apenas 12,4% da cobertura original de Mata Atlântica no Brasil, que antes da invasão portuguesa era de aproximadamente 1.31 milhão de quilômetros quadrados (ou 15% do território nacional). O Setor Vale do Ribeira, parte da Grande Reserva Mata Atlântica, abrange 29 municípios, incluindo Registro, e fica em média há 3 horas da capital, São Paulo. Esta região engloba a cordilheira de Paranapiacaba e áreas litorâneas como o Lagamar.
O trecho é lar de diversas Unidades de Conservação, com infraestrutura para visitantes, passeios para quem ama belezas naturais e aventuras, produção gastronômica poderosa, além da densa presença de Comunidades Quilombolas, da cultura caiçara na costa e da influência japonesa em vários municípios.
De acordo com o Sebrae, uma das grandes características do Vale do Ribeira é a grande concentração de pequenas propriedades. Muitas delas inclusive se unem através de cooperativas para produção e venda de alguns dos principais produtos da região, como a banana, principal cultura da região, chá mate, palmito e atividades de pesca e mariscagem.