experimentação

9 receitas que prometem curar a ressaca

Comidas levinhas e ricas em vitaminas e nutrientes ajudam o corpo a eliminar as toxinas do álcool

por Beatriz Lourenço 27 fev 2022 22h48
-
Clube Lambada/Ilustração

ue atire a primeira pedra quem nunca acordou com aquela ressaca horrível. Depois de uma noite de bebedeira, os sintomas que você pode ter são náuseas, dores de cabeça, enjôo, dores no corpo e até azia e diarreia. Isso acontece porque, quando ingerimos álcool, ele passa pelo fígado e pela corrente sanguínea. Assim, quando há um acúmulo grande de etanol, o corpo fica sobrecarregado e não consegue processá-lo.

“O nosso fígado não produz uma enzima que neutraliza o álcool. O que ele faz é transformá-lo em uma substância chamada acetaldeído e só depois disso é possível processá-la. Acontece que ela chega a ser mais nociva do que o próprio álcool e acaba gerando muita toxicidade no organismo”, explica a nutricionista Valéria Goulart.

Ou seja, a ressaca é o resultado da inflamação das nossas células causada pela quantidade de acetaldeído no corpo. É ele também que chega ao nosso cérebro, nos deixando com sono, moleza e sensação de falta de raciocínio. Um estudo realizado pela Universidade Brown, nos Estados Unidos, afirmou que bebidas escuras, como o whisky ou bourbon, provocam ressaca mais sofrida do que bebidas claras, como a vodca ou cervejas comuns. “Esse mal-estar demora, em média, 24 horas para passar. No entanto, é muito importante saber e respeitar seus limites – há uma pesquisa que diz que moderar o consumo de álcool aumenta a expectativa de vida”, ressalta Valéria.

apoie

Mas não se preocupe, os alimentos podem ajudar a melhorar esse processo. Comer comidas leves antes de sair para o rolê é essencial. “Os carboidratos e as proteínas ajudam a diminuir a absorção do álcool no intestino e, com isso, o fígado ganha tempo para trabalhar”, diz a especialista. “Por ser diurético, também há o perigo da desidratação. O ideal é beber um copo de água para cada copo de bebida alcoólica.”

Já os alimentos gordurosos e ricos em sódio, que costumam ser aquele que você sente vontade de comer no dia seguinte da bebedeira, não são recomendados, pois podem sobrecarregar ainda mais o estômago. No entanto, abusar de água de coco e frutas é importante para repor as vitaminas e minerais. Melancia, abacate, banana, abacaxi e laranja são as melhores opções. “Elas aumentam a circulação sanguínea, são antioxidantes e ricas nos nutrientes que perdemos com o excesso de urina”, afirma a nutricionista.

Neste dia 28 de fevereiro, comemora-se o dia da ressaca, criado para conscientizar as pessoas do perigo e dos males causados pelo excesso do consumo de bebidas alcoólicas. Para te ajudar a preparar o cardápio da noite e da manhã seguinte, pedimos para alguns chefs nos enviarem receitas leves e saborosas que curam a malvada.

Continua após a publicidade

Carolina Dini

Carolina é cozinheira, advogada e escritora. Toca o projeto Cebola Na Manteiga para incentivar as pessoas a sentirem prazer cozinhando em casa. Dá consultorias online para pessoas do mundo todo, onde ensina como planejar a alimentação cotidiana. Escreve para seus leitores através do Jornalzinho, sua newsletter mensal, dá aulas sobre fermentação de vegetais e mantém o blog, onde publica receitas veganas. Todos os dias cria conteúdo para suas redes, em especial para sua conta no Instagram e Twitter. Acredita que comer bem significa descomplicar a rotina para ter mais tempo livre.

Creme de castanhas
Creme de castanhas Taine Gonçalves/Ilustração

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Creme de castanha suave

É cremoso e levemente ácido. Junte um punhado de castanha de caju demolhada por 12 horas e lavada em água corrente e bata com água, suco de limão e sal. Você pode usar esse creme como uma alternativa ao requeijão, em sanduíches, ou até incorporá-lo a massas com um pouco de água para uma versão vegana de molho branco.

✦ ✦ ✦

­

Continua após a publicidade

Ceviche de coco com lichia
Ceviche de coco com lichia Taine Gonçalves/Ilustração

Ceviche de coco com lichia

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Ingredientes
Polpa fresca de 4 cocos verdes cortados em lascas de 4 cm
1 kg de lichia descascada, sem semente, despolpada com cuidado
1 pimenta dedo de moça picadíssima, sem sementes
Suco de 5 limões tahiti grandes (ou mais, se preferir mais ácido)
1 xícara de água de coco
1 cebola roxa grande fatiada finamente em tiras longas
Sal e coentro a gosto

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Modo de preparo
Antes de começar, é importante deixar umas folhas de coentro guardadas para incorporar à receita só na hora de servir, para ter o aspecto mais fresco possível. Numa bacia grande, adicione a cebola, metade do coentro e o sal. Amasse vigorosamente com as mãos até soltar bastante água. Acrescente o restante dos ingredientes, misture bem e leve à geladeira por algumas horas, para o tempero entremear gostosinho. Na hora de servir, coloque numa cumbuca bonita e leve ao centro da mesa para compartilhar com as pessoas queridas. Rendimento: 3 porções.

✦ ✦ ✦

­

Continua após a publicidade

Cogumelos confitados
Cogumelos confitados Taine Gonçalves/Ilustração

Cogumelos confitados

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Ingredientes
400 g de cogumelos de sua preferência
1 cebola (de preferência roxa) fatiada finamente
2 dentes de alho picados finamente
1 beterraba cortada em tirinhas
1 cenoura pequena sem casca em fitas (corte com a ajuda de um descascador de batatas)
Pimenta preta a gosto (ou qualquer outra especiaria de sua preferência)
Tomilho limão a gosto (ou qualquer outra erva que desejar)
1 colher de sopa de sal ou sal a gosto
1 xícara de feijão mungo (moyashi) germinado (opcional)
Azeite o suficiente para cobrir ⅔ dos ingredientes (é possível baratear a receita usando uma parte de óleo vegetal

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Modo de preparo
Leve os ingredientes a um tabuleiro, espalhe bem, salgue, acrescente as especiarias e ervas que desejar, depois regue com azeite até quase cobrir. Os cogumelos depois de assados vão murchar bastante, então não precisa cobrir tudo. Misture delicadamente e leve ao fogo baixo (180ºC) por mais ou menos 40 minutos. Espere esfriar e guarde num pote de vidro higienizado fora da geladeira. Saiba que, se levar à refrigeração para a receita durar mais tempo, o azeite vai solidificar, mas não tem problema algum, é só tirar de lá um pouco antes de consumir.

✦ ✦ ✦

­

Continua após a publicidade

Rafull Torres

Jovem, gay, brasiliense, nascido em família paraibana e cearense, cresceu num ambiente em que as pessoas adoram cozinhar, com muito repertório da culinária nordestina e do centro-oeste. Casado com Victor e pai de Julia Roberta, a cadelinha mascote fox paulistinha de 8 anos. Sagitariano, sempre gostou da vida agitada, de estar com amigos, e tomar uns bons drinks. Pensando nisso, resolveu trazer pro seu Instagram receitas práticas, criativas e cheias de sabor, mas que fogem de técnicas muito complexas ou ingredientes impossíveis. Quando o assunto é ressaca, entende bem e ama encontrar formas de se livrar fazendo o que sabe melhor: cozinhar com itens que todo mundo tem na geladeira.

 

Shakshuka
Shakshuka Taine Gonçalves/Ilustração

Shakshuka

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Ingredientes
1 lata de tomate pelado em cubos
1 pimentão vermelho pequeno ou 1/2 grande
1 cebola
4 dentes de alho
4 ovos
4 fatias de pão italiano
Sal, p
imenta do reino, pimenta síria, cebolinha e azeite a gosto

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Modo de preparo
Comece refogando a cebola, o pimentão e o alho. Adicione o tomate pelado em cubos e deixe encorpar. Faça pequenas cavidades nesse molho e adicione os ovos um a um. Espalhe um pouco a clara, com cuidado para não estourar a gema – fazendo isso, aceleramos o processo de cozimento da clara e a gema se mantém molinha. Ajuste o sal e coloque uma pitadinha de pimenta síria por cima. Finalize com cebolinha e sirva com as fatias de pães tostados.

✦ ✦ ✦

­

Continua após a publicidade

Smoothie de banana com frutas vermelhas
Smoothie de banana com frutas vermelhas Taine Gonçalves/Ilustração

Smoothie de banana com frutas vermelhas

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Ingredientes
1 banana madura congelada
150 g de frutas vermelhas (blueberry, morango, framboesa)
Água de coco
Mel 

Modo de preparo
Bata a banana e as frutas congeladas e vá adicionando água aos poucos até que chegue na consistência que você prefere. Finalize com mais algumas frutas por cima e mel.

✦ ✦ ✦

­

Continua após a publicidade

Crepioca invertida
Crepioca invertida Taine Gonçalves/Ilustração

Crepioca invertida

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Ingredientes
2 ovos
4 fatias de mussarela bem fininhas
3 fatias de presunto bem fininhas também
3 colheres (sopa) de tapioca
1 tomate
Sal e pimenta a gosto 

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Modo de preparo
Disponha as fatias de mussarela no fundo de uma frigideira antiaderente. Em seguida, bata os ovos com um garfo e tempere com sal e pimenta. Derrame-os sobre o queijo e leve ao fogo. Com uma peneira, espalhe a tapioca por cima do ovo e coloque as fatias de presunto e o tomate. Espere o queijo ficar com um dourado que aqueça o coração e dobre ao meio, formando uma meia lua.

✦ ✦ ✦

­

Continua após a publicidade

Marina Monaco

É formada em gastronomia e produtora de conteúdo para internet. Acredita que cozinhar é para todos e que a cozinha deveria ser mais intuitiva. Já cozinhou (e cozinha) muito de ressaca – e procura sempre fazer a coisa mais fácil a seu alcance.

Macarrão da preguiça
Macarrão da preguiça Taine Gonçalves/Ilustração

Macarrão da Preguiça


Receita ideal para quando tudo que você precisa é um carboidrato com gostinho de almoço de casa de mãe. É fácil de preparar e delicioso.

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Ingredientes
1/2 lata de atum em conserva
1 limão tahiti ou siciliano
100g de spaghetti (ou massa da sua preferência)
1 punhado de erva fresca (salsinha, coentro, cebolinha)
Azeite
Sal e pimenta calabresa a gosto

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Modo de preparo

Pique as ervas frescas, tire as raspas de um limão e reserve. Aqueça uma frigideira e coloque azeite para fritar rapidamente o atum. Em paralelo, cozinhe a massa um minuto a menos do indicado na embalagem. Transfira a massa para a frigideira, junto com uma concha da água de cozimento. Acrescente o suco de limão a gosto. Adicione a erva picada e as raspas de limão e tempere com pimenta calabresa. Pronto!

✦ ✦ ✦

­

Continua após a publicidade

Batata recheada
Batata recheada Taine Gonçalves/Ilustração

Batata recheada na airfryer


Ideal para quando sua preguiça é tão grande que você quer que uma máquina faça todo o trabalho por você.

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Ingredientes
1 batata grande
25g de bacon em cubos
20g de provolone
1/2 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 dente de alho
1 colher (sopa) cheia de requeijão

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Modo de preparo
Faça furos na batata e coloque 15 minutos no microondas ou 1 hora na airfryer (neste segundo cenário, enrole em papel alumínio). Enquanto isso, frite o bacon. Faça uma pastinha com a manteiga, o alho espremido, o requeijão, o provolone e o bacon já frito, faça um corte na batata e retire um pouco do recheio. Misture na pastinha. Por fim, recheie as batatas e leve para airfryer por 10 minutos a 200ºC graus para dourar.

✦ ✦ ✦

­

Continua após a publicidade

torrada com ovo mexido
torrada com ovo mexido Taine Gonçalves/Ilustração

Torrada com ovo mexido

Perfeito para quando você não quer pensar muito.

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Ingredientes:

2 ovos grandes
1 colher (sopa) de manteiga
1 fatia de pão
Azeite
Sal e pimenta a gosto

✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦ ✦

Modo de preparo
Bata o ovo com um garfo só até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira, doure o pão no azeite. Em outra frigideira antiaderente ainda desligada, coloque a manteiga e o ovo batido. Ligue o fogo baixo e mexa até ficar cremoso. Coloque em cima do pão e é só comer.

✦ ✦ ✦

­

Continua após a publicidade

mais de
experimentação
Conversamos com a chef e ativista sobre política, alimentação e relacionamentos não monogâmicos
abre-manga-2

Muito pano pra Manga

Por
No Manga, restaurante de alta gastronomia em Salvador, ingredientes locais frescos são a estrela de um menu autoral, afetivo e muito bem feito
25_Rafael_Salvador_Tratadas-(25)

Futuro ancestral

Por
A cozinha vegana dos monges budistas japoneses é o destaque da vez no requisitado Aizomê, restaurante em São Paulo comandado pela chef Telma Shiraishi
Conheça os fãs que assumem os riscos e criam jogos com Pokémon, Donkey Kong, Liga da Justiça, entre outros personagens da cultura pop

Não é ? Sair.

Ter independência no discurso, manter uma rede diversa de colaboradores, remunerar bem a todos e fomentar projetos sociais são bases fundamentais para a Elástica.
Vivemos de patrocínios de empresas que acreditam em nosso discurso e nossas causas, além da colaboração dos nossos leitores através de assinatura digital. Na página de Contas Abertas você pode ver os valores que hoje a Elástica arrecada, e conferir os custos que incorremos para produzir o conteúdo que oferecemos.