estímulos

Saúde é uma só

Cuidar da mente também é importante para o bem-estar. Por isso, listamos sete plataformas que te conectam com especialistas em apenas um clique!

por Beatriz Lourenço Atualizado em 2 fev 2022, 13h38 - Publicado em 31 jan 2022 22h53
-
Clube Lambada/Ilustração

uidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Isso porque o corpo e a mente estão conectados e influenciam o nosso bem-estar. Se estamos estressados ou ansiosos, o físico reage e podemos até ter dores diversas, por exemplo – esse processo é chamado de somatização pelos especialistas. “Saúde é uma só”, afirma a psicóloga Lilian Cintra

O Brasil é o país com maior número de ansiosos do mundo, acometendo em média 19 milhões de pessoas. Os casos ficaram ainda mais intensos durante a pandemia, já que o estresse causado pelo isolamento, medo da infecção e incerteza financeira só aumentou. De acordo com uma pesquisa do instituto Ipsos, encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito entre 2020 e 2021. Essa porcentagem só é maior em quatro países: Itália (54%), Hungria (56%), Chile (56%) e Turquia (61%).

O jornalismo em que a gente acredita depende de você; apoie a elástica

Isso se refletiu na busca pelo atendimento psicológico: “Senti que as pessoas estão buscando mais a psicoterapia nos últimos anos. Quando passamos por uma crise, essa é a tendência para conseguirmos passar pela fase crítica. Sempre é positivo ir atrás de tratamento quando se entende ser necessário ou desejável”, revela Lilian. De fato, uma pesquisa do Instituto FSB, encomendada pela SulAmérica, revela que 60% dos brasileiros que fazem terapia começaram o tratamento durante a pandemia. Entre as queixas, 53% disseram que estão ansiosos, 42% sentem alterações de humor e 41% têm insônia.

Continua após a publicidade

Mas como a psicoterapia auxilia no dia a dia? Bom, ela funciona como um mergulho dentro de si mesmo, gerando o tão desejado autoconhecimento. “Ele, por sua vez, te dá autonomia sobre a vida e permite que você tome decisões mais conscientes, entendendo quem se é e o que se quer de verdade”, explica. Em outras palavras, te ajuda a viver uma vida mais próxima da sua verdade.

O tratamento não precisa de um motivo específico para iniciar e ele não deve de maneira alguma ser alvo de estigma. Os cuidados contemplam desde crises de ansiedade, sentimento de tristeza sem motivo, falta de ânimo, medos inexplicáveis ou até a necessidade de se entender melhor. “As razões são diversas e todas são válidas”, encoraja a especialista. Hoje, há inúmeros consultórios e ONGs que atendem de forma on-line por um preço simbólico. E não se engane: os benefícios desse tipo de atendimento são os mesmos do presencial acrescido do fato de não precisar se deslocar. “Não existe nenhuma diferença na qualidade ou alcance do trabalho realizado”, conclui Lilian. Por isso, listamos sete plataformas que te conectam com profissionais da saúde mental de forma prática, rápida e acessível. Confira:

Continua após a publicidade

Centro de Valorização da Vida (CVV)

O órgão realiza apoio emocional atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. O contato pode ser feito de várias formas: pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas todos os dias. No canal do YouTube, é possível conferir conversas com psicólogos e psiquiatras sobre saúde mental relacionada a temas que afetam a nossa rotina.

Zenklub

Essa é uma ferramenta que conecta você com psicólogos de forma online. O site permite a pesquisa por profissionais a partir de suas especialidades, como depressão, inteligência emocional, ansiedade, entre outros tópicos que precisam ser tratados. Seu maior atrativo é a facilidade do uso: basta preencher a especialidade procurada, o que busca tratar e a média de valores. Como resultado, é possível analisar a lista de perfis que aparece. 

As consultas são criptografadas e podem ser feitas por meio de video chamadas, chats ou ligações de voz. As empresas que se interessarem por cuidar de seus funcionários também podem se cadastrar e firmar uma parceria, potencializando soluções de gestão e senso de comunidade.

Continua após a publicidade

Mapa da saúde mental

Foi pensando na dificuldade das pessoas em pedir ajuda quando precisam que uma equipe de especialistas criou o site Mapa da saúde mental. Seu objetivo, portanto, é conectar pessoas em sofrimento psíquico com profissionais e clínicas de psicologia. É possível encontrar atendimento gratuito, voluntário ou com valores acessíveis. Na barra de busca, há a opção de pesquisar por modelo de atendimento online ou virtual e também pela localização dos consultórios

Escuta Sedes – Rodas de Conversa On-line 

Este é um projeto do Instituto Sedes Sapientiae, uma instituição de 40 anos que trabalha nas áreas da saúde mental, educação e filosofia, caracterizando-se pelo compromisso em analisar e responder às exigências do contexto social em que vivemos. As rodas de conversa têm como objetivo possibilitar algumas elaborações das vivências difíceis, causadas tanto pelo cenário político quanto pela pandemia. Para participar, basta entrar em contato por email.

Isolamento Social

É inegável que o isolamento social causado pela pandemia afetou as emoções de todos. Nos distanciamos da família, dos amigos e de atividades que estávamos acostumados. Pensando nisso, o projeto Isolamento Social busca ajudar principalmente idosos e adolescentes a superarem as dificuldades dessa crise. Para agendar o atendimento, basta acessar o site e preencher o formulário.

Clínica Ana Joaquina

A clínica oferece atendimento aos moradores de São Paulo por um valor simbólico. Primeiro, é agendada uma entrevista para a análise das queixas da pessoa. Depois, é feito um encaminhamento de acordo com horários e dias disponíveis e, por fim, inicia-se o atendimento psicanalítico com profissional competente.

Psicólogos de Plantão

O grupo visa conscientizar a população acerca da saúde mental. Os agendamentos dos atendimentos são feitos pelo Instagram – basta enviar mensagem para o perfil manifestando interesse. Lá também é possível encontrar conteúdos diversos que funcionam como uma ajuda para o enfrentamento diário, como um e-book sobre como combater a ansiedade.

Tags Relacionadas
mais de
estímulos
Técnicas, dicas, cuidados e recomendações de sexólogos para curtir sozinho, sozinha e também com parceiros
gounageArtboard 1

Elástica explica: gouinage

Por
Entenda mais sobre a prática de sexo sem penetração, de onde surgiu o nome e como praticá-la em segurança
Tem gente que jura que a cannabis é um santo remédio para a insônia – mas será? O que a ciência já sabe sobre como a erva afeta os padrões do nosso sono
mahmoud-abre

Foco nas preliminares

Por
Sexólogo e estrela nas redes sociais, Mahmoud Baydoun lança livro com 69 técnicas de sexo oral para você chupar aquilo que bem entender
maconha e férias boia abre

De férias da maconha

Por
Já sentiu que quanto mais você fuma, menos você chapa? Isso se chama tolerância! Vamos explicar melhor por que isso acontece

Não é ? Sair.

Ter independência no discurso, manter uma rede diversa de colaboradores, remunerar bem a todos e fomentar projetos sociais são bases fundamentais para a Elástica.
Vivemos de patrocínios de empresas que acreditam em nosso discurso e nossas causas, além da colaboração dos nossos leitores através de assinatura digital. Na página de Contas Abertas você pode ver os valores que hoje a Elástica arrecada, e conferir os custos que incorremos para produzir o conteúdo que oferecemos.