s transtornos alimentares voltaram à pauta e ganharam destaque nas discussões na internet por causa do comportamento de alguns participantes do Big Brother Brasil 2022. A gaúcha Bárbara Heck, eliminada na última terça-feira com 86% dos votos, chamou a atenção por ser adepta do jejum intermitente e passar muitas horas sem comer. Outro hábito preocupante da participante é o de chupar limão para, supostamente, driblar a fome. Já o ator Arthur Aguiar foi criticado pela esposa Maíra Cardi por se jogar nos carboidratos – o famoso pãozinho –, o que não tem problema nenhum, é claro, não fossem as ideias malucas sobre emagrecimento da influenciadora e coach.
“É muito difícil diagnosticar essas atitudes como transtorno alimentar apenas observando de fora. Isso porque há a edição do programa e não sabemos de tudo o que acontece lá dentro. O que dá para analisar é a ação que chamamos de ‘comer transtornado’, que acontece quando a pessoa não consome alimentos diversificados”, explica a nutricionista Maria Fernanda D’Ottavio. “Não existem estudos que comprovem os benefícios do jejum. Até então, as diretrizes da nutrição não recomendam.” Os prejuízos incluem problemas gástricos como gastrite e refluxo.
A especialista afirma que, no caso do limão, o benefício é apenas a grande quantidade vitamina C, mas a ingestão exagerada pode causar sensibilidade no estômago e aftas por ser um alimento muito ácido. Por outro lado, a conduta de Arthur pode ser uma consequência das dietas restritivas que seguia em casa. “Elas nunca são a solução porque podem induzir o indivíduo a pensar o tempo todo no que não pode comer. É aquela sensação de que proibido é mais gostoso”, diz Maria Fernanda.
Bárbara: hoje já comi banana, então não preciso mais comer. Quarta eu vou deixar pra comer só na festa.
Naiara: nossa, amiga, você tem muito controle.
Continua após a publicidadeA produção não tá vendo isso? #bbb22
— Lola Ferreira (@lolaferreira) January 29, 2022